O que dizemos quando falamos em inclusão?

AutorMarcos Weiss Bliacheris e Jéssica Nunes Silva
Ocupação do AutorMestrando em Ambiente e Sustentabilidade na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGAS/UERGS). Advogado da União. Pai de autista. Integrante do Grupo de Estudos sobre Antropologia e Deficiência (GEAD/UFRGS). Autor de diversos artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior. / Licenciada em Ciências Sociais e Mestranda em ...
Páginas371-380
O QUE DIZEMOS QUANDO FALAMOS
EM INCLUSÃO?
Marcos Weiss Bliacheris
Mestrando em Ambiente e Sustentabilidade na Universidade Estadual do Rio Grande
do Sul (PPGAS/UERGS). Advogado da União. Pai de autista. Integrante do Grupo de
Estudos sobre Antropologia e Deciência (GEAD/UFRGS). Autor de diversos artigos e
capítulos de livros no Brasil e no exterior.
Jéssica Nunes Silva
Licenciada em Ciências Sociais e Mestranda em Antropologia Social pela Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (PPGAS/UERGS). Integrante do Núcleo de Antropologia
e Cidadania (NACi/UFRGS), do Grupo de Estudos sobre Antropologia e Deciência
(GEAD/UFRGS) e docente voluntária no Pré-Vestibular Popular Minervino de Oliveira.
Sumário: 1. Modelos de deciência – Modelo Caritativo – Modelo Médico ou Biomédico – Modelo
Social – 2. A adoção legal do modelo social de deciência – 3. Autonomia – 4. Resgatando conceitos
da lei brasileira de inclusão – 5. Contextualização histórica – Exclusão – Segregação – Integração – 6.
O que dizemos quando falamos em inclusão? – 7. Referências.
A questão da def‌iciência se impõe como um dos grandes desaf‌ios do nosso tempo.
Remover barreiras e possibilitar a participação plena das pessoas com def‌iciência na
sociedade é tarefa urgente. De acordo com os dados do Censo 2010, quase 46 milhões
de brasileiros, cerca de 24% da população, declarou ter algum grau de dif‌iculdade em
pelo menos uma das habilidades investigadas (enxergar, ouvir, caminhar ou subir
degraus), ou possuir def‌iciência mental /intelectual.
Caso sejam considerados somente os que possuem grande ou total dif‌iculdade
para enxergar, ouvir, caminhar ou subir degraus (ou seja, pessoas com def‌iciência
nessas habilidades), além dos que declararam ter def‌iciência mental ou intelectual,
temos mais de 12,5 milhões de brasileiros com def‌iciência, o que corresponde a 6,7%
da população. Ainda que consideremos somente esse percentual, são mais de 12 mi-
lhões de cidadãos que devem participar da vida social, inf‌luir nas políticas públicas,
usuários de serviços, trabalhadores na iniciativa privada e no serviço público.
Neste artigo, vamos discutir um dos conceitos centrais quando se fala em pessoas
com def‌iciência: o de inclusão. Para tanto, vamos buscar a compreensão dos marcos
históricos e princípios jurídicos que atuam sobre a matéria, permitindo uma visão
DEFICIENCIA E OS DESAFIOS PARA UMA SOCIEDADE INCLUSIVA_VOL 02.indb 371DEFICIENCIA E OS DESAFIOS PARA UMA SOCIEDADE INCLUSIVA_VOL 02.indb 371 24/05/2022 16:46:3424/05/2022 16:46:34

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