Empregado Doméstico e Assédio Moral

AutorChristiano Abelardo Fagundes Freitas/Léa Cristina Barboza Da Silva Paiva
Ocupação do AutorAdvogado/Advogada
Páginas68-80

Page 68

O assédio moral consiste em qualquer conduta abusiva, mate-rializada por gesto, palavra ou comportamento, que atente, por sua repetição, contra a dignidade ou contra a integridade psíquica ou física de uma pessoa.

Nas relações de emprego, por não se encontrarem os personagens principais (empregado e empregador) em pé de igualdade, pelo contrário, existindo um que é o hipossuiciente, que tem de cumprir ordens, é comum que ocorra o assédio moral, que, por sua vez, conduz ao dever de reparar pelos danos morais causados.

Nas palavras do ministro do TST, Mauricio Godinho Delgado, dano moral:

Page 69

“é toda dor física ou psicológica injustamente provocada em uma pessoa humana.”

O Ministro do TST, professor Alexandre Agra Belmonte, leciona que:

“são danos morais as ofensas aos atributos físicos, valorativos e psíquicos ou intelectuais da pessoa, suscetíveis de gerar padecimentos sentimentais...”

É preciso, no entanto, registrar que o assédio moral pode ser realizado pelo próprio empregador, que se utiliza de sua posição de superioridade para constranger seus subalternos, o que é mais comum, mormente nas relações de emprego que envolvem o doméstico, bem como pelos próprios empregados entre si, com o desiderato de excluir alguém indesejado do grupo, seja por razões de competição ou de discriminação.

O assédio moral não é um fenômeno novo e possui, como principal implicação, a afetação da saúde mental e física da vítima, mais comumente acometida de doenças como depressão e estresse. Para a sua caracterização, exige-se, também, a reiteração da conduta ofensiva ou humilhante, haja vista que atos esporádicos não ensejam lesões psíquicas na vítima.

Como exemplos, podemos citar:

  1. excesso de cobrança e rigor desmedido no cumprimento das tarefas;

  2. extrapolar o empregador no seu poder diretivo, negligenciando na obrigação de dar tratamento adequado aos seus empregados;

  3. ausência de concessão do tempo para refeição e descanso;

  4. jornadas excessivas de trabalho e que extrapolam o limite de 2 (duas) horas diárias, isto é, procedimentos que atentam contra a dignidade da pessoa humana (artigo 1º, inciso III, da CRFB/88).

    Page 70

    Nesta despretensiosa obra, iremos analisar o assédio moral sob 4 (quatro) viés:

  5. atraso reiterado no pagamento de salário;

  6. emprego de palavras, expressões que afetem a dignidade da pessoa;

  7. falta de assinatura da CTPS — Carteira de Trabalho e Previdência Social;

  8. registros indevidos na CTPS por parte do empregador.

5.1. Atraso no pagamento de salário

No que tange ao dano moral decorrente do atraso no pagamento do salário, a jurisprudência do Colendo Tribunal Superior do Trabalho exige que o atraso seja contumaz, isto é, habitual, costumeiro.

A repetida impontualidade do empregador, quanto ao pagamento do salário, acarreta muitos transtornos ao empregado, uma vez que este ica impossibilitado de saldar suas obrigações. Não se pode esquecer de que o salário possui natureza salarial.

Provando o empregado que teve o crédito suspenso no comércio, ou o nome inscrito em cadastros restritivos, ou que sofreu a suspensão de algum dos serviços considerados essenciais por lei, em decorrência do não recebimento do salário, icará constatada a violação ao princípio da dignidade humana do trabalhador, sendo o direito à reparação dos danos morais a sua consequência.

Este é o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho, in verbis:

“DANO MORAL. INDENIZAÇÃO. ATRASO CONTUMAZ NO PAGAMENTO DE SALÁRIOS.

Page 71

A indenização por dano moral tem sido admitida não apenas em caso de ofensa à honra objetiva (que diz respeito à consideração perante terceiros), mas também de afronta à honra subjetiva (sentimento da própria dignidade moral), a qual se presume. Com efeito, o que se exige é a prova dos fatos que ensejam o pedido de indenização por danos morais e não a prova dos danos imateriais, esta, de resto, impossível. A jurisprudência dominante é a de que o atraso no pagamento de salários pode ensejar o dano moral quando demonstrada a inconveniência, o transtorno ou outro prejuízo decorrente desse atraso, e não pelo atraso, por si só. No entanto, o caso dos autos é de atraso constante no pagamento dos salários — sendo este procedimento reincidente ao longo dos anos — situação que, em sua gravidade, por qualquer ângulo que se avalie, mostra-se abusiva, excessiva, antijurídica. Demonstrados os fatos que ensejaram o pedido de indenização por danos morais, os efeitos da afronta sofrida na esfera subjetiva do empregado são lagrantes. Não é difícil presumir o abalo psíquico, a angústia e o constrangimento pelos quais passa um cidadão honesto num contexto tão draconiano como esse. Assim, icando conigurado o dano moral, é devido o pagamento da respectiva indenização.

Recurso de revista a que não se conhece.”

(RR-7900-11.2009.5.09.0562, Rel. Min. Kátia Magalhães Arruda, 5ª Turma, DEJT 4.5.2012).

“RECURSO DE REVISTA. DANO MORAL. CONFIGURAÇÃO. ATRASO NO PAGAMENTO DOS SALÁRIOS. DANO IN RE IPSA. DIREITO FUNDAMENTAL DE ORDEM SOCIAL.

Imperativo reconhecer que a mora salarial gera ipso facto um dano também extrapatrimonial quando não se cuida, por exemplo, de verbas acessórias ou salário diferido, mas daquela parte nuclear do salário imprescindível para o empregado honrar suas obrigações mensais relativas às necessidades básicas com alimentação, moradia, higiene, transporte, educação e saúde. O inevitável constrangimento frente aos provedores de suas necessidades vitais conigura um dano in re ipsa, mormente quando consignado que era reiterada a conduta patronal em atrasar o pagamento dos salários. A ordem constitucional instaurada em 1988 consagrou a dignidade da pessoa humana como princípio fundamental da República,

Page 72

contemplando suas diversas vertentes — pessoal, social, física, psíquica, proissional, cultural etc. —, e alçando também o patamar de direito fundamental às...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT