Introdução - Farol Digital: Pontos de Cultura e lan houses como centros de inclusão digital

AutorRonaldo Lemos
Páginas9-16
Introdução
Farol Digital: Pontos de Cultura e lan houses
como centros de inclusão digital
Ronaldo Lemos1
Pensando Pontos de Cultura...
Era curiosa a reação das pessoas quando os pontos de cultura eram apresen-
tados em eventos e reuniões of‌iciais fora do Brasil. Nosso país, até pouco tempo
identif‌icado por sua qualidades “analógicas”, tais como o samba ou a f‌loresta
Amazônica, fazia arregalar os olhos de gestores culturais do mundo inteiro quando
tomavam contato pela primeira vez com uma política cultural baseada na tecno-
logia digital.
Vale lembrar que estamos falando ainda da primeira metade da década de
2000, quando a internet já era percebida por sua força transformadora, mas iden-
tif‌icada muito mais com o mercado do que com políticas governamentais, ainda
mais no âmbito da cultura.
O fato é que os pontos de cultura causaram (e ainda causam) positivo espanto
como um programa surgido no Brasil. Tanto no World Summit on the Information
Society (WSIS) na Tunísia, quanto em fóruns tão variados como a Organização
Mundial da Propriedade Intelectual, a Universidade de Nova York, os Fóruns
Sociais Mundiais, ou ainda, reuniões de hackers e ativistas, como a conferência
Wizards of OS na Alemanha, os Pontos de Cultura (traduzidos para o inglês de
forma inteligente como “cultural hotspots”) sempre roubaram a cena.
A razão para isso está na origem da ideia, que deixa de lado o impulso de
ver as políticas culturais como mero braço assistencialista, para enxergá-las como
ferramentas de emancipação e cidadania. Ou ainda, como verdadeira infra-es-
1 Diretor do Centro de Tecnologia e Sociedade da Fundação Getulio Vargas e do Creative
Commons no Brasil. Professor visitante da Universidade de Princeton, como fellow do Center
for Information Technology Policy, é também colunista semanal da Folha de São Paulo e escreve
mensalmente para a Revista Trip.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT