Globalização da Economia

AutorClaudio Camargo Penteado
Páginas21-24

Page 21

As distâncias entre os estados já não representam mais dificuldades em decorrência da evolução tecnológica nos campos da informática, comunicação, automação e transportes, e uma nova era parece ter surgido, com um comércio quebrando as barreiras dos limites territoriais que deram origem a uma economia global.

A liberdade de movimentação dentro desse mercado global trouxe como conseqüência o incentivo à criatividade e a busca de melhores condições de competitividade, possibilitando a composição de alternativas lastreadas em esquemas internacionais, objetivando o melhor preço, o menor custo, a melhor qualidade e o maior lucro.

Atrás de um desenvolvimento, seja ele cultural, político, científico etc., existe o fator econômico como mola propulsora.

Os interesses econômicos levam o homem a ultra-passar as fronteiras e os limites geográficos desde os mais remotos tempos, sendo as distâncias e a comunicação sempre as maiores barreiras encontradas, barreiras estas que hoje já quase caíram completamente.

Page 22

A busca na ampliação do relacionamento, especial-mente o comercial, assumiu proporções maiores na medida em que o progresso tecnológico avançou nas mais diversas áreas da atividade humana, diminuindo as barreiras impostas pela distância geográfica e reduzindo as dificuldades de comunicação.

A participação de um país em mercados de outros países, se por um lado possibilita a ampliação de oportunidades, por outro, em sentido inverso, significa dividir com outros aquilo que antes só lhe pertencia, os forçando a se manter sempre competitivos.

A propósito do tema, Luciano Carvalho Ventura in obra citada, pág. 24, faz o seguinte comentário:

"Para qualquer nação, participar das economias regional e mundial traz grandes benefícios, porém acarreta muitos riscos, uma vez que, quanto maior o relacionamento de um país com o resto do mundo, maiores os seus benefícios potenciais e maior a sua vulnerabilidade a choques externos."

Segundo o Prof. Antonio Correa de Lacerda in Reflexões sobre o Plano Real, Política Econômica e Globalização, Ed. Saraiva, 2001, pág. 77, "A globalização de fato traz transformações significativas no mercado e novos desafios para os países e para as empresas".

No âmbito macroeconômico, por exemplo, a globalização tende a diminuir o poder dos Estados nacionais de fixar e implementar suas próprias políticas econômicas, já que os países estão cada vez menos auto-suficientes. Da mesma forma, fica mais difícil para as...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT