Metodologias ativas

AutorCleyson de Moraes Mello/Vanderlei Martins
Páginas129-131
129
Capítulo 7
METODOLOGIAS ATIVAS
7.1 Introdução
As metodologias ativas podem ser entendidas como contraponto
pedagógico à nova realidade cultural que se afirma com a Pós-Modernidade,
ou seja, o tecnologismo ao se impor como concepção de mundo prevalente,
provoca impactos significativos na cultura, nos costumes e comportamentos,
ou seja, onde a ingerência dessa razão técnica, funcionalista e pragmática
penetra, define convivências sociais e institucionais em todos os níveis,
inclusive no âmbito da educação. Assim, o pensamento reflexivo é
categoricamente substituído pelo agir prático e utilitário, onde qualquer
conceito ou construção intelectual somente ganha sentido ou importância se
trouxer consigo uma utilização concreta e imediata. A cultura tecnológica
afirmada, desse modo, vai influenciar decisivamente na formação cultural
das novas gerações, transformando-se em um problema que passa afetar
diretamente a educação. Para tal enfrentamento é que surgem
pedagogicamente novas metodologias educacionais, tão ativas quanto a
tecnologia contemporânea.
É sabido que as novíssimas gerações antes mesmo do primeiro
contato com a escola já se iniciam com a cultura digital através dos
celulares. A preferencia pela cultura virtual torna-se latente antes que lhes
seja apresentada a alfabetização convencional. Esse fenômeno acaba por
tirar o interesse dos jovens desde a primeira infância pela escola e a
educação formal oferecida. Buscando neutralizar tal tendência, surgem na
atualidade propostas pedagógicas voltadas para resgatar o interesse e a
credibilidade da escola como centro formador dos jovens. Trata-se das
metodologias ativas de aprendizagem, que visam facilitar a motivação
independente envolvendo os alunos no processo educativo dando-lhes
liberdade para inserirem nos conteúdos programáticos teorizações que ainda
não foram tratados em sala de aula.
As metodologias ativas, portanto, partem do pressuposto de que é
preciso que o aluno tenha total liberdade de ação dentro do processo de
aprendizagem trazendo para sua prática educativa elementos reais de seu
conhecimento ou interesse, mas que ainda não fazem parte dos roteiros ou
conteúdo dos professores. Segundo ROCHA e LEMOS (2014), a
aprendizagem ativa ocorre quando o aluno interage com o assunto em
estudo, ouvindo, falando, perguntando, discutindo fazendo e ensinando.

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