Prefácio

AutorCláudio Brandão
Ocupação do AutorMinistro do Tribunal Superior do Trabalho. Mestre em Direito (UFBA)
Páginas11-13

Page 11

Há certas atitudes que simbolizam muito mais do que aparentam. O privilégio por ter sido escolhido para prefaciar a obra do Ministro Cláudio Mascarenhas Brandão é uma delas, na medida em que me propicia a especial oportunidade de compartilhar a amizade, a inteligência e a erudição desse eminente colega de trabalho e amigo fraternal. Mais do que isso, oferece-me a chance de registrar que sua lealdade, lhaneza de trato e, sobretudo, sua alegria de viver, fruto não apenas do convívio com a sua família, mas também com os seus inúmeros amigos e o seu trabalho, tornam muito especial a nossa convivência na 7ª Turma do Tribunal Superior do Trabalho.

O Ministro Cláudio Brandão é um jurista como poucos, dotado de uma grande sensibilidade jurídica, extraordinária cultura e larga experiência profissional. Suas decisões têm aberto novos horizontes para o Direito do Trabalho e Processual do Trabalho no Brasil. Paradigmáticas, têm concitado novos olhares e novas tendências a velhos e novos institutos, além de emprestar o seu conhecimento no combate às tendências precarizantes e àquelas que não traduzem dignidade nas relações de trabalho. Essas são algumas das inúmeras razões pelas quais sua trajetória tem se destacado no âmbito da nossa Corte.

Além da sua brilhante atuação como magistrado, o Ministro Cláudio Brandão revela também o seu talento e a sua preocupação institucional como doutrinador, ao nos brindar com a presente obra, que nasce diante de um problema já bem conhecido por todos nós. Afinal, é notória a pletora de processos nos tribunais, em especial no TST, que recebe recursos de vinte e quatro Tribunais Regionais do país. Questões inéditas, complexas ou repetidas, cuja repercussão para toda a sociedade brasileira exige um esforço hercúleo de todos nós, em especial na última instância da jurisdição trabalhista, e tornam a nossa rotina de trabalho equiparada a um dínamo, em que se vê imprescindível e de forma

Page 12

constante a conciliação do tempo e da qualidade para o exame das lides postas, além da necessária atualização doutrinária.

Diante do contexto ora descrito, é inequívoca a importância da nova Lei n.
13.015/2014, cujo principal objetivo é reestruturar o sistema recursal trabalhista diante da assimetria hoje existente e da dificuldade no cumprimento da missão constitucional reservada ao Tribunal Superior do Trabalho.

Reflexões sobre a nova lei deduzidas de forma clara e objetiva, com vistas a estabelecer as primeiras...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT