Prefácio

AutorMarcelo Gonçalves do Amaral
Ocupação do AutorMestre e Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ
Páginas9-10
PREFÁCIO
O trabalho de Fabio Schwartz, o qual tive o privilégio de
acompanhar o seu desenvolvimento, faz a conexão entre o mundo do
direito e da economia de uma forma iluminada. O conteúdo deste livro
joga um facho de luz sobre questões da pós-contemporaneidade tão
prementes neste primeiro quartil do século XXI, sendo, portanto, um
documento de leitura quase obrigatória.
A nova forma de produzir e consumir bens e serviços na nossa
sociedade mudou radicalmente em um horizonte de quatro décadas.
Houve uma intensa intangibilização do consumo. O que antes era um
disco de vinil, virou um CD, que virou um DVD, que virou uma assinatura
do Spotify. A economia colaborativa, acompanhada da economia
compartilhamento e complementada por estratégias de recorrência são
fenômenos presentes, crescentes e sem retorno. O mundo da Uber, do
AirBnB, da Netflix e das redes sociais veio pra ficar. Tal transformação é
habilitada pela rápida evolução das tecnologias de informação e
comunicação e pela mudança de hábitos culturais e sociais.
Neste contexto, a intermediação de serviços também mudou e
com isso as relações e consumo estão sendo alteradas deixando o status
quo e os arcabouços jurídicos nacionais e supranacionais obsoletos. Do
ponto de vista econômico, a facilitação da intermediação reduz custos de
transação e tornam processos mais eficientes e produtos e serviços mais
acessíveis para a grande massa consumidora. Não é mais necessário
recursos para possuir o bem, pode-se aluga-lo, emprestá-lo, trocá-lo,
produzir junto, etc... O consumidor vira produtor, o produtor pode ser
consumidor também, ambos podem produzir e consumir juntos, ou seja,
uma miríade de novas relações cujos contratos legais e relações formais
não cobrem.
O que o trabalho do Fábio faz é dar ordem a todo esse caos
ocasionado por estas rápidas transformações e colocar os diversos
movimentos e tendências que se superpõem em um caldeirão, permitindo
analisar do ponto de vista do consumidor como as novas relações o afetam.

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