Procedimentos de excelência

AutorCarlos Augusto Arantes/Marcelo Suarez Saldanha
Páginas45-49

Page 45

A seção 6 da ABNT NBR 14.653-1:2001 nos apresenta:

6. Procedimentos de excelência

O Engenheiro de Avaliações deve adotar os procedimentos descritos de 6.1 a 6.7.

6. 1 Quanto à capacitação profissional

• Manter-se atualizado quanto ao estado da arte e somente aceitar encargo para o qual esteja especificamente habilitado e capacitado, assessorando-se de especialistas, quando necessário.

Atualização se faz com cursos de aprimoramento profissional, participação em congressos e seminários, etc.

Estar habilitado é quando o profissional realiza serviços quais tenha aprendido durante sua graduação, ou se especializado por meio de pós-graduações (lato sensu ou stricto sensu) ou cursos específicos sobre a matéria.

Page 46

Um exemplo corriqueiro de falta de habilitação é o procedimento avaliatório de imóvel rural realizado por Engenheiro Civil, ou de imóvel urbano por Engenheiro Agrônomo. Ou ainda a avaliação de imóveis por corretor de imóveis (a estes profissionais é permitida a emissão de Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica).

6.2. Quanto ao sigilo

• Considerar como confidencial o resultado do trabalho realizado e toda informação técnica, financeira ou de outra natureza, recebida do cliente.

Nunca comentar com terceiros sobre o caráter do serviço prestado, quando este for considerado sigiloso. Normalmente o escopo do trabalho irá prever a situação de sigilosidade.

6.3. Quanto à propriedade intelectual

• Jamais reproduzir trabalhos alheios publicados sem a necessária citação. No caso de trabalhos não publicados, obter autorização para reproduzi-lo. Ao reproduzir, fazê-lo sem truncamentos, de modo a expressar corretamente o sentido das teses desenvolvidas.

Quando na publicação pesquisada não houver referência da possibilidade ou não de reprodução da mesma, é de bom tom que se procure entrar em contato com o autor da obra com vistas a solicitar do mesmo, autorização para reproduzi-la, sempre citando a obra, autor, editor e ano de publicação. Quando for obra encontrada na internet, obrigatoriamente cita-se a página (site)...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT