Competências em educação digital

AutorCleyson de Moraes Mello, José Rogério Moura de Almeida Neto, Marcio Martins da Costa
Páginas73-93
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Capítulo 2
COMPETÊNCIAS EM EDUCAÇÃO DIGITAL
2.1 Considerações Iniciais
o obstante os múltiplos significados da noção de
competência, esta pode ser compreendida como o entrelaçamento
multifacetário de conhecimentos, capacidades e atitudes (decisões)
para agir de modo adequado e apropriado em uma determinada
situação-problema do mundo vivido.68
É neste sentido que tais combinações podem ser
nominadas de saber, saber-fazer e saber-ser.69 Vejamos abaixo:
Competência
Elementos
Saber Conceituais
Saber-Fazer Procedimentais
Saber-Ser Atitudinais
Sujeito
Agir
Situação-problema
do mundo vivido
68 MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura;
PETRILLO, Regin a Pentagna. E nsino por Competências. 2ª ed Rio de Janeiro:
Processo, 2022, p.35.
69 De acordo com Rose Meri Trojan, “a adoção do termo saberes no campo da
educação foi disseminada p elas orientações da Unesco, contidas no Relatório
Jacques Delors por meio de quatro aprendizagens fundamentais que deverão
constituir as bases da educação escolar: aprender a conhecer, aprender a fazer,
aprender a conviver e aprender a ser.” TORJAN, Rose Meri. P edagogia das
Competências e Diretrizes Cur riculares: A Estetização das Relações E ntre
Trabalho e Educação. Tese apresentada como requisito pa rcial à obtenção do
título de Doutor em Educação, ao Curso de Do utorado, do Programa de Pós-
Graduação em Educação, do Setor de Educação, Universidade Federal do
Paraná, 2005, p.115. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/h an
dle/1884/33137/R%20-%20D%20-%20ROSE%20MERI%20TROJAN.pdf?se
quence=1&isAllowed=y> Acesso em: 02 jul. 2019.
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Daí a importância de uma educação que transforma. É
necessário o ultrapassamento da pedagogia diretiva (pedagogia
tradicional ou conteudista ou pedagogia de transmissão). Nesta o
centro do processo de aprendizagem é o educador e os alunos
são coadjuvantes. Este modelo é denominado de educação
bancária, uma vez que o conhecimento pertence ao docente e
será transmitido aos alunos, sendo assim, o ensino é o ato de
depositar, transferir e transmitir valores e conhecimentos. É uma
pedagogia, portanto, em que o "professor ensina e o aluno
aprende", configurando um modelo de repetição e reprodução
completamente estranho a uma proposta crítico-reflexiva. Este
modelo que perdura no espaço escolar desde o século XIX,
propõe educação permeada por relações de dominação, controle
e disciplina.70
na pedagogia relacional, “o professor entende que o
aluno constrói um conhecimento novo, se ele agir e
problematizar a sua ação. Nessa concepção existe um equilíbrio
nas atuações, não sendo suficiente ao aluno exercer atividades
impostas pelo professor.”71
Regina Pentagna Petrillo, Cleyson de Moraes Mello e
Ana Paula Munhen de Pontes em outra oportunidade
afirmaram que
“este processo dialético não tem fim, uma
vez que o aluno é capaz de aprender sempre.
Esta dinamização ou dialeticidade no
processo de aprendizagem vai exigir do
docente uma dupla atenção: além de ensinar,
é preciso ficar atento do patamar de
70 PET RILLO, Regina Pentagna; MELLO, Cleyson de Moraes; PONTES, Ana
Paula Munhen. Os Desafios da Educação Contemporânea : Repensando o
ensino-aprendizagem. In: MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José
Rogério Moura de; PETRILLO, Regina Pentagna. Metodologias Ativas: Desafios
Contemporâneos e Ap rendizagem Transformadora. Rio de Janeiro: Freitas
Bastos, 2019, p.5.
71 Ibid, p.11.

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