Construindo pontes para uma aprendizagem significativa - Centro Universitário de Valença - UNIFAA

AutorCleyson de Moraes Mello, José Rogério Moura de Almeida Neto, Marcio Martins da Costa
Páginas119-144
119
Capítulo 4
CONSTRUINDO PONTES PARA UMA APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VALENÇA
UNIFAA
4.1 Considerações Iniciais
A Fundação Educacional Dom André Arcoverde foi
credenciada por meio do Parecer Nº 443/65, publicado em 17 de
março de 1965 e, em 12 de julho de 2019, deu-se o credenciamento
do Centro Universitário de Valença, UNIFAA.
Em 1966, foi criada a Fundação Educacional Dom André
Arcoverde (FAA). O nome da Instituição foi uma homenagem a
um dos maiores educadores de Valença, o bispo diocesano D.
André Arcoverde, que atuou no Município de 1925 a 1936. A
Fundação Educacional Dom André Arcoverde tornou-se Pessoa
Jurídica de Direito Privado, sendo uma entidade educativa de
natureza filantrópica com sede e foro na cidade de Valença, Estado
do Rio de Janeiro.
Atualmente, o UNIFAA/FAA possui alunos de 25 estados
da Federação mais o Distrito Federal e de 362 cidades do país.
De acordo com o projeto didático-pedagógico do curso de
Direito EaD do UNIFAA:126
O projeto pedagógico dos Cursos do UNIFAA,
na modalidade a distância, entende que seu
alunado é composto por sujeitos sociais dotados
de competências éticas e técnicas, de tal forma
que o conhecimento científico não deve ser
resumido a um repositório enciclopédico, mas
126 PPC do Curso de Direito EaD. Valença, 2022, p.4 5-46.
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alargar a práxis de raciocínio crítico capaz de
realizar intervenções em contextos de incertezas
e complexidades, ressignificando suas próprias
descobertas.
Os cursos à distância no UNIFAA, longe de
serem concebidos pela mera transposição da
modalidade presencial, primam pela
potencialização dos recursos tecnológicos
disponíveis em suas convergências possíveis.
Do ponto de vista didático-metodológico, o
UNIFAA conta, para o ensino a distância, com
uma equipe multidisciplinar das quais fazem
parte professores, tutores, além de equipe de
apoio técnico composta por profissionais
responsáveis pela disponibilização e
acompanhamento do material didático na Sala
de Aula Virtual.
É importante considerar que existem diferentes
perspectivas teórico-metodológicas e modelos
de pensar e de fazer a Educação a Distância.
Quanto à abordagem pedagógica, as
perspectivas do UNIFAA e do Curso de
Graduação em Direito, na modalidade a
distância, priorizam a formação crítica dos
sujeitos em uma ação transformadora. Nela, são
privilegiadas metodologias que enfatizam a
interatividade e a participação ativa do discente
no processo de ensino/aprendizagem, o que
contribui para a educação integral dos sujeitos
por meio do desenvolvimento de posturas
criativas e inventivas.
O modelo didático-metodológico do Curso é
desenvolvido por meio da conexão do aluno
com a Sala de Aula Virtual, onde ele pode
encontrar uma gama de materiais didáticos com
características específicas para o ensino a
distância, unidades de aprendizagem,
infográficos, vídeos, fóruns avaliativos,
desafios, testes, além de possibilitar a interação
com tutores e colegas da mesma disciplina.
Algumas atividades desenvolvidas pelos alunos
são centradas em estudo com base em materiais

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