Referências

AutorCleyson de Moraes Mello, José Rogério Moura de Almeida Neto, Marcio Martins da Costa
Páginas161-164
161
REFERÊNCIAS
ALMEIDA in VIEIRA, A. T. et al. Gestão educacional e
tecnologia. São Paulo, Avercamp, 2003.
CABAU, Nubia Carla Ferreira; COSTA, Maria Luisa Furlan Costa.
A Teoria da Distância Transacional: um mapeamento de teses e
dissertações brasileiras. In: Revista Eletrônica de Educação, v. 12,
n. 2, p. 431-447, maio/ago. 2018, p.438.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório
para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o
século XXI. Tradução: José Carlos Eufrásio. São Paulo: Cortez,
1998.
DIAS, Vanina Costa; RODRIGUES, Ione Aparecida Neto. Teorias
da Aprendizagem e Gerações da Educa ção a Distância: Reflexões
para um Processo de Hibridização na Educação Superior. In: III
Seminário de Educação a Distância - Diálogos sobre EaD e uso das
TDIC na educação: regulamentação em tempos recentes.
Disponível em:
ew/14676/14521> Acesso em: 30 abr. 2023.
FILATRO, Andrea. Como preparar conteúdos para EAD. São
Paulo: Saraiva Educação, 2018.
________________. Design Instrucional contextualizado:
educação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2004.
GERLACH, V.S., & ELY, D.P. (1980). Teaching & Media: A
Systematic Approach (2nd ed.). Englewood Cliffs, NJ: Prentice-
Hall Incorporated. apud KURT, Serhat. The Ger lach and Ely
Design Model. Disponível em:
gerlach-ely-design-model/> Acesso em: 07 mai. 2023.
GOUVEIA, Carolina Augusta Assumpção; MATOS, Tauller
Augusto de Araújo. As tecnologias de informação e comunicação e
as metodologias ativas. In: MELLO, Cleyson de Moraes;
162
ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de; PETRILLO, Regina
Pentagna. Metodologias Ativas. 2ª ed. Rio de Janeiro: Processo,
2022.
JAKUPEC, Viktor; EVANS, Terry. Classic Theories of Distance
Education: Context and Interpretations. In: In: RICHTER-
ZAWACKI, Olaf; JUNG, Insung. Handbook of Open, Distance
and Digital Education. Springer, 2023.
KOSE, Utku. Usak University, Turkey. On the Intersection of
Artificial Intelligence a nd Distance Education. In: Artificial
intelligence applications in distance education / Utku Kose and
Durmus Koc, editors. IGI Global, 2015.
MACHADO, Letícia Rocha; LONGHI, Magali Teresinha;
BEHAR, Patrícia Alejandra. Domínio Tecnológico: saberes e
fazeres na educação a distância. In: BEHAR, Patrícia Alejandra
(org). Competências em Educação a Distância. Porto Alegre:
Penso, 2013.
MELLO, Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério
Moura; PETRILLO, Regina Pentagna. Ensino por Competências.
ed. Rio de Janeiro: Processo, 2022.
MENEZES, Ebenezer Takuno de. Verbete ensino a distância de
primeira geração. Dicionário Interativo da Educação Brasileira -
EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2001. Disponível em:
geracao/>. Acesso em 30 abr 2023.
MILL, Daniel (Org.). Dicioná rio crítico de educação e tecnologias
e de educação a distância. Campinas: Papirus, 2018.
MOORE, Michael G; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância:
Sistemas de Aprendizagem on line. 3ª ed. Tradução de Renata
Aquino Ribeiro. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
_________________. From Correspondence Education to Online
Distance Education. In: RICHTER-ZAWACKI, Olaf; JUNG,
Insung. Handbook of Open, Distance and Digital Education.
Springer, 2023, p.28.
163
_________________; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma
visão integrada. Trad. Roberto Galman. São Paulo: Thomson
Learning, 2008.
_________________. Teoria da Distância Transacional. Publicado
In: KEEGAN, D. (1993) Theoretical P rinciples of Distance
Education. Tradução de Wilson de Azevedo, revisão de tradução
de José Manuel da Silva. Revista Brasileira de Aprendizagem
Aberta e a Distância, São Paulo, v.1, ago. 2002. (Tradução de:
Theoretical Principles of Distance Education)
MORAES, M. C. (Org.) Educação a distância: Fundamentos e
práticas. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2002, cap. 11, p. 197-
212.
MORAN, José Manuel. O que é Educação a Distância . Disponível
em:
_e_educacao_a_distancia> Acesso em: 01 mai. 2023.
NG, Wan. New Digital Technology in Education: Conceptualizing
Professional Learning for Educators. Springer International
Publishing Switzerland, 2015.
PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar.
Tradução de Patrícia Chittoni Ramos, Porto Alegre, Artmed, 2000.
____________________. Construindo competências Entrevista
com Philippe Perrenoud, 2008. Disponível em:
.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2000/2000_31.ht
ml>. Acesso em: 02 jul. 2019.
PETRILLO, Regina Pentagna; MELLO, Cleyson de Moraes;
PONTES, Ana Paula Munhen. Os Desafios da Educação
Contemporânea: Repensando o ensino-aprendizagem. In: MELLO,
Cleyson de Moraes; ALMEIDA NETO, José Rogério Moura de;
PETRILLO, Regina Pentagna. Metodologias Ativas: Desafios
Contemporâneos e Aprendizagem Transformadora. Rio de Janeiro:
Freitas Bastos, 2019.
RAMOS, D. K. Cursos on-line: planejamento e organização.
Florianópolis: UFSC, 2010.
164
SILVA, Andreza Regina Lopes da. Diretrizes de Design
Instrucional par a Elaboração de Material Didático em EaD: Uma
Abordagem Centrada na Construção do Conhecimento. Santa
Catarina: UFSC, 2013.
SMITH, Patricia L.; RAGAN, Tillman J. Instructional Design. 2.
ed. New York: Wiley, 1999.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT