Design instrucional na educação digital

AutorCleyson de Moraes Mello, José Rogério Moura de Almeida Neto, Marcio Martins da Costa
Páginas95-118
95
Capítulo 3
DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO DIGITAL
3.1 Introdução
Ao longo dos séculos XVIII e XIX, as inovações na esfera
escolar aumentam gradativamente, tais como a utilização de mapas,
globos terrestres e outros artifícios científicos foram postos à
disposição do docente. Já no início do século XIX surge o famoso
“quadro-negro”.
Na década de 1920, os professores podiam utilizar filmes
especialmente produzidos para o ambiente da sala de aula. Cada
vez mais, os docentes utilizavam materiais de mídia de áudio e
visual. Nesse período filmes instrucionais começaram a ser
utilizados em sala de aula, até mesmo, em escolas militares,
No Brasil, o Design Instrucional (DI) teve seu
desenvolvimento e aplicação, especialmente, a partir da
necessidade de se incorporar as TICs na esfera educacional.
Filatro explica que design instrucional está alinhado a [...]
questões de planejamento e implementação de situações de ensino
e aprendizagem”99 A mesma autora ensina que o design
instrucional é uma ação institucional e sistemática de ensino que
envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de
métodos, técnicas para elaboração de materiais e recursos
educacionais em situações didáticas a fim de promover a
aprendizagem humana.100
O design instrucional cuida, pois, de uma rede de
participação de diversos atores na construção de um ambiente de
99 FILATRO, A. Design Instr ucional contextualizado: educação e tecnologia.
São Paulo: Senac, 2004, p.46.
100 Ibid.
96
ensino aprendizagem com vistas ao entrelaçamento necessário de
conteúdo, concepção metodológica, atividades, interação entre os
sujeitos envolvidos no processo, estratégia, avaliação, dentre outros
componentes. Este desenho deve ficar expresso e claro no projeto
didático pedagógico do curso.
Moore e Kearsley (2008) explica que o designer de
instrução deve trabalhar com os especialistas do conteúdo de forma
a orientá-los na elaboração da “instrução”, bem como na definição
dos objetivos de aprendizagem, das atividades que os alunos irão
realizar, do layout do texto e das ilustrações.101
A importante missão do designer instrucional pode ser
representada graficamente da seguinte forma:102
Assim, “o Design Instrucional é a técnica de desenhar e/ou
projetar um plano pedagógico, com base na avaliação do público-
alvo e dos objetivos de um determinado plano. O designer
instrucional coordena uma equipa técnico-pedagógica, para que
possa identificar quais os meios a determinar, como os adaptar para
a criação de conteúdo integrado, coerente, apelativo e dinâmico,
101 MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educa ção a distâ ncia: uma visão
integrada. Trad. Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2008.
102 Disponível em:
o-que-e-o-que-faz> Acesso em: 05 mai. 2023.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT