Comunicação de excelência

AutorÉrika Siqueira
Ocupação do AutorAdvogada especialista em Gestão de Escritórios e Departamento Jurídico de Empresa pela FGV, em São Paulo
Páginas91-92
91
CAPÍTULO 13
COMUNICAÇÃO DE EXCELÊNCIA
“O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito”.
(Peter Druker)
O advogado não se destaca hoje no mercado de trabalho se não souber desenvol-
ver a arte de se comunicar bem. E isso envolve saber se expressar em todos os momen-
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relacionada ao nosso sucesso. É uma arte que não pode passar em branco e que devemos
investir sempre.
A comunicação é essencial em toda a atuação jurídica. Por mais que você seja um
advogado com nome no mercado ou que já esteja em uma fase que as pessoas é que te
procuram, e não o contrário, em algum momento o contato com o cliente será impres-
cindível, seja ao recebê-lo para fechar o contrato ou no decorrer da relação.
E, para quem está em começo de carreira, será preciso se comunicar o tempo todo
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municação também é fundamental.
Uma vez recebido o cliente, o advogado precisa atendê-lo para viabilizar a possibi-
lidade de fechamento do contrato. Para tanto, precisa ouvi-lo, apresentando indagações
e ponderações nos momentos oportunos.
Com o contrato fechado, a boa comunicação com o cliente também continua sen-
do fundamental: para atender o telefone ou pessoalmente, dar feedbacks constantes a
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que dependam da aprovação do cliente.
Mas, claro, a boa comunicação vai além dos clientes. Ela precisa ser obser vada para
os demais interlocutores, como equipe interna, parceiros, magistrados e funcionários de
órgãos da Justiça.

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