Getúlio Vargas e seu Rábula

AutorPedro Paulo Filho
Ocupação do AutorFormado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, foi o 1º presidente da 84ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil
Páginas300-300

Page 300

Getúlio Vargas nasceu em São Borja, no Rio Grande do Sul, em 1883, graduando-se na Faculdade de Direito de Porto Alegre.

Com seu ingresso na Academia - contou sua filha Alzira Vargas do Amaral Peixoto - começaram as noites de boêmia, das estudantadas, da falta de dinheiro e das dívidas na pensão do "seo" Medeiros.

Como sempre, os estudantes atrasavam os pagamentos, havia uma "vítima" escalada para, no fim do mês, parlamentar com o mestrecuca. Este, finalmente, farto de palavras e faminto pelo metal sonante, perdia a paciência e explodia: "de conselhos já estou cheio, ‘seo’ doutor, minha mãe já nos deu quando eu era pequeno. Preciso é de ‘fundamento’, ocasião em que com os dedos fazia o gesto característico de quem precisa de dinheiro.

A filha Alzira recorda que seu pai, quando Presidente da República, toda a vez que lhe faziam sugestões de empreendimentos mais suntuosos que necessários para o Brasil, lembrava: "Eu também, como o ‘seo’ Medeiros, preciso é de fundamento".

Getúlio Vargas foi orador de sua turma e, de 1910 a 1922, advogou entre São Borja e Porto Alegre.

Certa vez, contou à filha que fora chamado por um rábula para assistí-lo na defesa que faria de um peão, acusado de ter furtado crinas de cavalo de seu patrão.

"Os...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT