Introdução

AutorJulio José Araujo Junior
Páginas1-10
Introdução
Clarividência
O poema é uma bola de cristal. Se apenas
enxergares nele o teu nariz, não culpes o mágico.
Mário Quintana
1
No dia 25 de dezembro de 2013, noite de Natal, o telefone tocou.
“Veja o que está ocorrendo em Humaitá (município localizado no sul
do Estado do Amazonas). Estão colocando fogo na FUNAI e em todos
os lugares onde os índios possam estar presentes”, alertou-me a servi-
dora do Ministério Público Federal. A televisão mostrava centenas de
pessoas nas ruas, e algumas delas ateavam fogo nos prédios de institui-
ções públicas com atribuições relacionadas à matéria indígena. Pré-
dios públicos da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e da Secreta-
ria Especial de Saúde Indígena (SESAI) haviam sido destruídos, e a
integridade física dos indígenas estava ameaçada. Atribuía-se aos ín-
dios2 da etnia Tenharin a culpa pelo desaparecimento de três pessoas
1 QUINTANA, Mario. Poesia completa. Rio de Janeiro: Editora Nova Aguilar,
2005.
2 Sobre o uso do termo “índios”, cabe desde já um ale rta. A utiliz ação da palav ra
tem uma origem histórica na confusão de Colombo, que acreditava ter chegado às
Índias quando da chegada ao local hoje conhecido como América. O termo acabou
sendo utilizado genericamente para indicar os nativos do lugar, unificando em um
rótulo único a diversidade de povos que habitavam essas terras. O que existem, em
verdade, são grupos muito diversos entre si, com características próprias. Apesar dis-
so, os próprios indígenas apropriaram-se do termo, como forma de reforçar a solida-
riedade entre eles e fortalecer a luta do movimento indígena, que muitas vezes en-
contra um inimigo comum. Por essa razão, e também pelo fato de ser o termo adota-
do pela Constituição, a palavra “índios” será constantemente utilizada ao longo do
trabalho, com o mesmo sentido empregado ao termo “indígenas”. Esta última tem
origem latina e designa a pessoa que tem origem no lugar em que nasceu e tem como
antônimo o termo “alienígena”. Sobre a solidariedade indígena, veja-se: COHN, Sér-

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