Nota do autor

AutorJosé Claudio Monteiro De Brito Filho
Páginas13-15

Page 13

Minha relação com os Direitos Humanos não é exatamente linear. Quando cursei a graduação, o mestrado e o doutorado não existia essa disciplina ou não fazia parte do percurso curricular obrigatório.

Não fazia parte, também, do programa dos concursos públicos a que me submeti, na Procuradoria Geral do Estado do Pará e no Ministério Público do Trabalho, nem do concurso para professor auxiliar do Departamento de Direito Social da Universidade Federal do Pará, nas décadas de 1980 e 1990.

Meu contato com os Direitos Humanos, então, ocorreu primeiro em minha atuação como membro do Ministério Público do Trabalho, como forma de agregar valor às discussões que fazia, na busca de soluções mais justas para as demandas coletivas dos trabalhadores. Meu aprendizado, dessa feita, foi primeiro prático, e só depois teórico, sendo construído paulatinamente.

Isso fica claro na leitura de dois de meus livros: Discriminação no trabalho e Trabalho decente1, em que é possível vislumbrar uma evolução do pensamento e a ampliação dos temas relacionados aos Direitos Humanos.

Depois veio o ensino. Primeiro na pós-graduação, nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do

Page 14

Pará – PPGD-UFPA, inicialmente em disciplina denominada Direitos Humanos e Discriminação, depois em disciplina obrigatória do Programa, denominada Teoria dos Direitos Humanos.

Na graduação em Direito, meu primeiro contato foi no Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA), uma única vez, mais ou menos em 2004 e, depois, na UFPA, em 2009, em duas turmas, em uma delas sendo aluno meu filho mais velho, Luis Antonio, o que serviu de motivação extra para ampliar minhas atividades nessa área.

Do ano seguinte em diante passei a lecionar a mesma disciplina no curso de graduação em Direito da Universidade da Amazônia (Unama), até o 1º semestre de 2015.

Foi quando tive a ideia de ampliar os textos que já vinha escrevendo regular-mente, e que são utilizados nos livros e artigos que tenho publicado, reunindo-os em ensaio que pudesse, principalmente, servir como base para as discussões que apresento em sala de aula.

Essa oportunidade, todavia, ainda não havia surgido, até que fui convidado por Sandra Lia Simón, hoje Subprocuradora Geral do Trabalho, para participar na formulação do conteúdo de curso de especialização denominado Direitos Humanos e Trabalho, promovido pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU).

Coube-me a...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT