Riscos no equity crowdfunding

Páginas56-60

Page 56

O equity crowdfunding, em regra, não é um competidor do modelo tradicional de ofertas públicas ou de financiamentos por instituições financeiras. Ao con-trário, ele atende a um público, tanto de investidores quanto de emissores, que não é abarcado de forma eficiente por métodos tradicionais de financiamento dos mercados de capitais e de crédito.

Enquanto instituições financeiras usualmente cobram altas taxas de juros, ou mesmo negam crédito para negócios em estágio inicial, o equity crowdfun-ding possui um custo de captação reduzido. Embora os idealizadores do projeto possam ter que conviver com novos sócios, o capital mais acessível torna a modalidade atraente, especialmente para startups.10Entre os fatores de risco, podem ser citados os relacionados (i) com os investidores; (ii) com os emissores; e (iii) com a plataforma.

Page 57

3. 1 Riscos para os Investidores

Para que funcione, o equity crowdfunding deve ser atrativo para potenciais investidores. Nesse contexto, a qualidade das empresas e a das ofertas não são os únicos elementos que importam, mas também o nível de informação disponível aos investidores.

1. Risco de fracasso do modelo de negócio

Estatisticamente, a probabilidade de uma startup falhar ou não gerar o retorno esperado durante os primeiros anos é altíssima. Assim, ao investir, é mais provável que o investidor perca parte ou todo o investimento feito do que obtenha algum retorno.

Eventual insolvência da empresa provavelmente acarretará a não devolução dos valores investidos, e a plataforma estará totalmente isenta de responsabilidade, salvo se tiver agido com culpa ou dolo. Caso seja obtido algum retorno, também é provável que esse ocorra em período superior àquele inicialmente estimado.

2. Risco de fraude

Como a oferta em questão passa por uma regulação menos severa por parte da CVM (em razão da Instrução CVM 400), aumenta-se o risco de haver fraude nas ofertas. A fraude pode ocorrer principalmente com a divulgação de informações falsas ou com a omissão na divulgação de informações que possam inluenciar negativamente o investimento.

A título de exemplo, os investidores devem investigar ao menos a expe-riência prévia dos gestores, criticar o realismo das premissas financeiras, além de participar dos fóruns de discussão na plataforma online. Pode-se citar a não divulgação de balanços e a divulgação de relatórios não auditados. Assim, para mitigar este risco, deve-se obter o máximo de informações sobre a empresa, bem como averiguar a confiabilidade dessas informações.

3. Risco de não haver liquidez

Como o mercado de equity crowdfunding é novo e ainda reduzido, o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT