Educação para todos

AutorFleurí Queiroz, José
Páginas217-226
217
ϑΟΣ⊃ ΦΛΕΥΡ⊆ ΘΥΕΙΡΟΖ
CAPÍTULO X
EDUCAÇÃO PARA TODOS
Pedro de Camargo - Vinícius
(Livro: O Mestre na Educação, pág. 25)
Instru ção sem e ducação
Pestalozzi define a educação como o desenvolvimento
harmônico de todas as faculdades do indivíduo. A instrução, port anto,
faz parte da educação, por isso que se refere aos meios e processos
empregados no sentido de orientar o indivíduo na aquisição de
conhecimentos sobre determinada disciplina. A instrução dirige-se
conseguintemente à inteligência. A educação vai mais além: dirige-se,
pr incipalmente, ao sentimento, ao despertar do senso moral. Inteligência
desenvolvida e culta, desacompanhada do senso moral, constitui
rio perigo para a sociedade. Os grandes males que convulsionam
o mundo não procedem dos analfabetos e dos ignaros, elementos
mais ou menos inconscientes que agem como instrumentos; que
não dispõem de meios e recursos para levarem a cabo as empresas
maléficas de exploração, escravatura e de opressões. São as inteligências
cultas e traquejadas, sem moralidade e sem fé, divorciadas do verda-
deiro sentimento, que urdem e executam os planos diabólicos de
usurpação de direitos, de espoliações e de tirania das consciências.”
Um só problema e uma só solução. Os indivíduos e as
instituições sociais sem a educação.
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