Apresentação

AutorJames Magno Araújo Farias
Páginas13-14

Page 13

Equilibrar o Processo do Trabalho, consagrado pela sua simplicidade e eficiência, com o uso subsidiário do Processo Civil não é tarefa simples. Isso tem movido diversos juristas brasileiros há tempos.

Esta segunda edição do “Novo Processo do Trabalho e sua força dominante” foi aumentada, acrescida e substancialmente aprofundada com novos temas processuais importantes e inquietantes, inclusive e, principalmente, com a reforma trabalhista. Estuda o autor com profundidade as fontes paradigmáticas do art. 769 da CLT e o art. 15 do CPC, expondo as suas estruturas normativas, com o objetivo de fomentar uma interpretação normativa mais precisa e fiel ao espírito da lei inter-pretada. Também não se esqueceu de enfrentar a angustiante questão da aplicação da lei no tempo, trazendo a certeza de que o bom senso deve sempre sugerir o intérprete, mormente em tempos de reforma trabalhista a todo vapor. Destaco, ainda, o incidente de inconstitucionalidade tratado pelo autor com bastante acuidade e, de certo, provocará grande impacto e reflexão na doutrina e na jurisprudência, mormente por asseverar que tanto uma como quanto a outra não guardam sequer uma mínima correspondência verbal com a Constituição, quando se refere ao conhecimento do incidente pela primeira instância.

O juiz ANTONIO DE PÁDUA MUNIZ CORRÊA, traz luzes à discussão da influência do novo Código de Processo Civil no Processo do Trabalho, nesse que é um dos maiores e mais instigantes temas do Direito brasileiro. E Antonio de Pádua faz isso com a maestria que lhe é habitual, com o texto preciso, lúcido e repleto de menções jurisprudenciais atualizadas. O autor revela, de início, sua preocupação com os impactos negativos do NCPC no Processo do Trabalho e as incompatibilidades do novo CPC com o Processo do Trabalho.

Posteriormente, o livro aborda com profundidade temas como o poder geral de cautela do juiz do Trabalho, tutela provisória, tutela de urgência, tutela cautelar antecedente, tutela antecipada de urgência e tutela de evidência. Outros pontos que se destacam nessa obra são a análise do protesto das decisões judiciais, da negativação do nome do devedor, do cumprimento definitivo da sentença, da impugnação de excesso na execução, do preço vil, da autocomposição extrajudicial

Page 14

na Justiça do Trabalho e sua homologação judicial, os limites da prescrição inter-corrente no direito do trabalho e a prescrição intercorrente e prazo prescricional.

Com a vigência do novo Código...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT