Depoimento de um Promotor

AutorPedro Paulo Filho
Ocupação do AutorFormado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, foi o 1º presidente da 84ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil
Páginas239-240

Page 239

Como adversário, posso dizer insuspeita e cientemente - narrou o grande promotor Roberto Lyra - sobre os grandes defensores.

O orador judiciário só se realiza na flagrância do espetáculo. Ninguém repetirá, em todo o seu caráter, o "por quê", o "que", a "tes-te-mu-nha", enfáticos e escandidos de Evaristo de Moraes.

Ele como que soletrava, partindo as sílabas, pontuando as vogais, apresentando um termo, por assim dizer, novo, inimitável, inexcedível na força sonora de expressão e sugestão.

Evaristo de Moraes honrava, assim, a testemunha conveniente. As outras eram referidas como num sopro quebrado pelos bigodes espessos.

Descia subitamente de uma apóstrofe para o tom de conversa com este ou aquele jurado, de repente fixado.

Era como uma pergunta a que respondia, balançando a cabeça e, às vezes, levando o jurado a deixar escapar um aceno, no automatismo da submissão à magia daquele ar de intimidade e sinceridade.

A um aparte eficiente do adversário, espalmava a mão e rugia irreplicavelmente: "Chegarei lá!"

Jamais consegui que ele chegasse. Evaristo sabia falar e o que é, muitas vezes, mais importante e útil, sabia calar.

"Foi estudante da vida, na própria vida", como ele mesmo disse no discurso com que me honrou quando do meu concurso para o magistério superior.

Sua arte causou campanhas contra o Júri, mas, também conquistou a toga.

Page 240

Seu romance nasceu dos romances dos outros.

Sua cultura foi improvisada segundo as necessidades, com talento voraz e assimilador.

Instruiu-se e educou-se como autodidata intelectual e também moral. Quando o conheci, pelo menos, já não merecia as restrições que persisto em atribuir ao despeito racista, classista e profissional, diante de seus triunfos.

Tudo o que sei de ciência própria atesta lealdade, escrúpulo, nobreza".

Evocou Roberto Lyra: "Como promotor num processo de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT