Dolorosa Derrota

AutorPedro Paulo Filho
Ocupação do AutorFormado pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie, foi o 1º presidente da 84ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil
Páginas178-182

Page 178

Evaristo de Moraes escreveu sobre o julgamento de seu pai, ocorrido em 1896, com justificada amargura, quando o filho tinha 25 anos de idade.

Page 179

"Era um julgamento extraordinário, pomposamente anunciado, para o qual haviam - pela primeira vez, creio - distribuído convites de primeira e segunda classe, mudando-se, para o cassino, o Tribunal do Júri".

A imprensa, durante meses, divulgou, com grande destaque, notícias do processo "havendo expectativa de escândalos, mais ou menos torpes, de revelações lúbricas"

Os lugares mais próximos eram os mais disputados - os convites verdes. Falava-se em linchamento dos juízes que não fizessem justiça, e a situação naquele recinto, onde se aglomeravam 2 ou 3 mil pessoas, era tensa e preocupante.

"E mais fácil ainda será imaginar a emoção de um filho, que, afastado embora de seu pai, tinha de cumprir, como pudesse, o dever que lhe era imposto pelo sangue e por ordem respeitabilíssima, nascida de uma generosidade de santa.

Vai, meu filho, e defende teu pai."

O jornalista Alcindo Guanabara fez um resumo da defesa de Evaristo de Moraes no jornal "A República", contando que o velho defensor carioca começou dizendo que subia à Tribuna para obedecer à ordem de uma santa, de sua adorada mãe.

Não atendeu às opiniões contrárias dos que lhe diziam que sua defesa seria apaixonada, porque é indigno do nome de advogado quem se não deixa possuir de paixão na defesa da causa que lhe entregam.

Negou o primeiro fundamento da acusação, segundo o qual o acusado Basílio fundara um asilo para dar pasto à lubricidade, com atos praticados em 1896 contra menores, no Recolhimento de Santa Rita de Cássia, do qual era diretor. O Recolhimento era permanentemente fiscalizado por seus sócios e por prepostos das autoridades.

"E este processo fora feito pelos jornais e pela multidão anônima. A multidão tem paixões, tem estímulos, tem incitamentos diversos e contrários; é capaz de grandes cometimentos e dos grandes crimes. Só não é capaz de raciocinar", disse Evaristo de Moraes, na defesa de seu pai.

Page 180

E repetindo as palavras publicadas de Ubaldino do Amaral - cuja folha de jornal exibe aos jurados - aduziu que a América Meridional utiliza-se de duas formas novas de execução da pena: o linchamento de rua, que suprime as fórmulas, dispensa testemunhas, não admite defesa e prescinde de votação. Despedaça o preso, mas não chega a devorá-lo.

A outra aninha-se na imprensa periódica, que assopra títulos e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT