Ensino híbrido: uma nova realidade na educação

AutorCleyson de Moraes Mello
Páginas145-166
145
ENSINO HÍBRIDO:
UMA NOVA REALIDADE NA EDUCAÇÃO
Cleyson de Moraes Mello1
Resumo: O artigo apresenta um panorama do ensino híbrido, suas
espécies e a melhor forma de implementá-lo nas instituições de
ensino. O ensino híbrido é uma abordagem metodológica que
utiliza dois modos de ensino: o modelo presencial em sala de aula e
o modelo on line (virtual), integrando o processo de ensino-
aprendizagem tradicional ao tecnológico.
Palavras-chave: educação; ensino híbrido; metodologia.
Abstract: The article presents an overview of blended education,
its types and the best way to implement it in educational
institutions. Blended learning is a methodological approach that
uses two modes of teaching: the face-to-face model in the
classroom and the online (virtual) model, integrating the traditional
teaching-learning process with the technological one.
Keywords: education; hybrid teaching; methodology.
1. Introdução O que é o Ensino Híbrido?
Ensino Híbrido, ou blended learning, é definido de
diferentes formas na doutrina. A metodologia de ensino híbrido (ou
Blended Learning) é uma abordagem que combina atividades
presenciais e atividades realizadas por meio das tecnologias digitais
1 Coordenador do Curso de Direito do UNIFAA. Pós-doutor em Direito.
146
de informação e comunicação.2 (BACICH; NETO; TREVISANI,
2015). Aqui o foco é colocado no aluno. Para a adoção de um
ensino híbrido é necessário um (re)pensar do papel do professor, do
aluno, da instituição de ensino, do local de aprendizagem (espaço
vital) e de todo o processo de ensino-aprendizagem. Melhor
dizendo: é uma ruptura do modelo tradicional de ensino para um
novo cenário permeado pela tecnologia e inovação.
LILIAN BACICH, ADOLFO TANZI NETO e
FERNANDO DE MELLO TREVISANI explicam que:
“é possível, portanto, encontrar diferentes
definições para ensino híbrido na literatura.
Todas elas apresentam, de forma geral, a
convergência de dois modelos de
aprendizagem: o modelo presencial, em que o
processo ocorre em sala de aula, como vem
sendo realizado há tempos, e o modelo on-line,
que utiliza as tecnologias digitais para
promover o ensino. Podemos considerar que
esses dois ambientes de aprendizagem, a sala de
aula tradicional e o espaço virtual, tornam-se
gradativamente complementares. Isso ocorre
porque, além do uso de variadas tecnologias
digitais, o indivíduo interage com o grupo,
intensificando a troca de experiências que
ocorrem em um ambiente físico, a escola. O
papel desempenhado pelo professor e pelos
alunos sofre alterações em relação à proposta de
ensino considerado tradicional, e as
configurações das aulas favorecem momentos
de interação, colaboração e envolvimento com
as tecnologias digitais. O ensino híbrido
configura-se como uma combinação
metodológica que impacta na ação no professor
em situações de ensino e na ação dos estudantes
em situações de aprendizagem.3
2 BACICH, l.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. Ensino Híbrido: Personalização e
Tecnologia na Educação. São Paulo: Penso, 2015.
3 Ibid., p.46.

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT