Um estudo das teorias do currículo nas diretrizes curriculares nacionais de formação de professores

AutorTauller Augusto de Araújo Matos e Carolina Augusta Assumpção Gouveia
Páginas443-461
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UM ESTUDO DAS TEORIAS DO CURRÍCULO NAS
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DE
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Tauller Augusto de Araújo Matos1
Carolina Augusta Assumpção Gouveia2
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado da análise
realizada nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de Formação de
Professores para verificar como estes documentos tratam o estudo e o
conhecimento das Teoria do Currículo na formação dos profissionais
docentes. É notório que o docente participe de modo ativo nas instituições
de ensino, pois torna-se indispensável entender, conhecer o passado,
presente, bem com prever e pressupor o seu futuro desses ambientes
educacionais. Acredita-se em uma formação que o docente seja estimulado
a compreender e criticar a organização escolar, tomando como base o
1 Pesquisador Institucional, coordenador e professor dos Cursos Superiores de Tecnologia
em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores na modalidade a
distância do Centro Universitário de Valença - UNIFAA. Bacharel em S istemas de
Informação pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2005). Mestre em Ciência da
Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (2009) e Doutorando em
Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Tem experiência na área de
computação, atuando principalmente nos seguintes temas: ferramentas de apoio a decisão
(Data Warehouse e Data Mining) e Sistemas para Educação à Distância e na área da
Educação possui como temas de interesse avaliação da aprendizagem e institucional,
Gamificação e Gestão Educacional. É avaliador d e credenciamento e recredenciamento
institucional e de cursos de computação pelo INEP/MEC.
2 Doutora e Mestre em Educação Matemática, Pós-Graduada MBA em Educação
Híbrida, Metodologias Ativas e Gestão da Aprendizagem, Bacharel em Sistemas de
Informação com formação Pedagógica em Matemática. Atua como coordenadora na
Gerência de Avaliação, Aprendizagem e Inovação no Centro Universitário de Valença -
UNIFAA, com foco na gestão da aprendizagem, e docente nos cursos superio res de
Pedagogia, Matemática, Psicologia e de Tecnologias da In formação. Atua, também, como
especialista de Matemática na Fundação CAEd, na construção de propostas de divulgação
e uso dos resultados de avaliações educacional em larga escala para a Educação Básica.
Tem experiência na área de ed ucação, com foco no desenvolvimento a aplicação de
propostas atuais e inovadoras nos processos de ensino e aprendizagem da Educação
Básica e do Ensino Superior.
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conhecimento da Teoria do Currículo. A metodologia utilizada neste
estudo qualitativo foi por meio do procedimento de Pesquisa Documental
nas referidas DCN publicadas pelo Ministério da Educação. Foi possível
constatar que houve um aumento significativo de indicações sobre o estudo
da Teoria do Currículo no histórico de publicações das DCN, entretanto, na
diretriz vigente (com autorização de curso anteriores ao ano de 2015) o
estudo da Teoria do Currículo é desprezado.
Palavras-chave: Currículo; Diretrizes Curriculares Nacionais;
Formação Docente; Instituição de Ensino.
1. Introdução
No mundo contemporâneo é necessário que todas as
profissões passem por um processo de entendimento e revisão dos
seus processos formativos, para que os profissionais nas diferentes
áreas possam desenvolver atividades que estejam de acordo com as
necessidades atuais da sociedade. Na área educacional, e mais
especificamente, na formação de professores, esse processo
também se faz indispensável, trazendo a necessidade do repensar o
trabalho docente para o cumprimento das atividades e demandas
dentro e fora das instituições de ensino.
De uma maneira geral, espera-se que o docente participe de
um processo formativo em que o conhecimento apreendido em
conjunto, com suas experiências adquiridas ao longo da vida, sejam
alicerces para a construção de uma identidade ímpar que separe das
leis do mercado.
Ao repensar a formação de professores, consideramos
necessário refletir em modelos que que não privilegie a teoria, o
que geralmente está fundamentado em um raciocínio tecnológico e
teorias cientificas para reprodução da própria teoria, mas
desenvolver um modelo de formação que tenha como foco dessa
formação docente, os desafios dos dias atuais, tais como, o

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