Estudos sobre educação quilombola e educação escolar quilombola

AutorEunice Aparecida Sampaio de Oliveira, Maria Magdalena Grego Moren, Rabib Floriano Antonio e Lenilson Vidal de Souza
Páginas179-195
179
ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA E
EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
Eunice Aparecida Sampaio de Oliveira1
Maria Magdalena Grego Moren2
Rabib Floriano Antonio3
Lenilson Vidal de Souza4
Resumo: A presente pesquisa busca analisar estudos acerca da
educação quilombola e educação escolar quilombola. A discussão
foi estabelecida à luz do respaldo da legislação atual e da revisão de
literatura efetuada. A pesquisa tem o perfil de um estudo de caso
fundamentado previamente por uma revisão de literatura, com
abordagem qualitativa, natureza aplicada, e o objetivo de cunho
exploratório. Os resultados apontam que alguns pontos
convergentes nas entrevistas, todavia, a maioria das respostas não
se relacionam, sugerindo uma desarmonia entre a atuação docente
1 M estra em Educação pela Universidade Federal d e Juiz de Fora/MG, Especialista em
Pedagogia Empresarial pelo Centro Universitário Estácio de Sá de Juiz de Fora/MG
(2010), Especialista em Temas e Perspectivas em Educação e Ensino pelo CEFET -
campus Valença (2017). Graduada em Pedagogia com habilitação em Supervisão Escolar
pelo Centro de Ensino Superior de Valença (2008). Docente do UNIFAA e Coordenadora
Pedagógica e de Produção da PROEAD.
2 Doutoranda em Direito pela Universidade de Desarrollo Sustentable UDS, Mestra em
Direito pela Universidad de Desarrollo Sustentable UDS, Especialista em Direito Civil e
Processual Civil com capacitação para ensino no Magistério Superior pela Faculdade de
Direito Damásio de Jesus, Especialista em EAD e as Tecnologias Educacionais pela
UNOPAR e Graduação em Direito pela Universidade Gama Filho. Docente do UNIFAA,
Coordenadora de Qualidade Acadêmica d a PROEAD e Coordenadora da Pós-graduação
do UNIFAA.
3 Mestre em História pela Universidade Federal de Juiz d e Fora (2012), Graduado em
História pelo Centro de Ensino Superior de Valença (1998), Especialista em Metodologias
Ativas no Ensino. Coordenador do curso de História EaD, Docente do UNIFAA e
Coordenador de Tutoria da PROEAD.
4 Mestre em Histó ria Social pela Universidade de Vassouras. Especialista em Língua
Portuguesa e Literatura Brasileira. Graduado em Letras, com licenciatura plena em
Português e Literaturas da Língua Portuguesa. Docente do UNIFAA e Revisor Textual
dos materiais didáticos da PROEAD.
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com os propósitos da educação escolar quilombola. É evidente a
ausência de políticas públicas mais efetivas, que promovam
qualificação profissional e realizem inspeções institucionais nas
comunidades escolares quilombolas, com o fito de supervisionar se
a prática da educação escolar quilombola es assegurando o
respeito pela cultura e inclusão de saberes próprios da comunidade.
O currículo quilombola deve entender que cada comunidade é
única, ou seja, não existe apenas uma única forma de ensinar, assim
deve ser apropriado de acordo com as suas características e
articulado com um Projeto Político Pedagógico (PPP).
Palavras-chave: Quilombo. Educação quilombola. Educação
escolar quilombola.
Sumário: Introdução. A Promoção da Igualdade Racial. As
Comunidades Quilombolas. A Educação Quilombola e Educação
Escolar Quilombola. Conclusão. Referências.
Introdução
A educação brasileira, por muito tempo, disseminou que os
africanos escravizados foram passivos e aceitaram o processo de
escravidão. E que por esse motivo, não possuíam capacidade de
organização tanto no âmbito social quanto na política. Ao longo de
nossa trajetória escolar, aprendemos esses conceitos e ainda
reforçamos a ideia de que o povo negro estava relacionado apenas
ao sofrimento, à dor, à ignorância, à pobreza, entre outros.
Juntamente com esses conceitos, temos, ainda, a
folclorização da cultura africana e afrodescendente, tratada com
preconceito e relacionada a algo ruim. Esse imaginário ideológico
contribuiu e ainda contribui para o fortalecimento do racismo
estrutural, que é diariamente reforçado pelas instituições de ensino.

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