Nível de atividade física de graduandos de educação física do Centro Universitário de Valença - UNIFAA

AutorWilliam Baltar Ponciano da Silva, Diogo Pantaleão, Leandro Raider dos Santos, Marcelo Pereira dos Santos e Aline Aparecida de Souza Ribeiro
Páginas463-481
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NÍVEL DE ATIVIDADE FÍSICA DE
GRADUANDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VALENÇA UNIFAA
William Baltar Ponciano da Silva1
Diogo Pantaleão2
Leandro Raider dos Santos3
Marcelo Per eira dos Santos4
Aline Aparecida de Souza Ribeiro5
Resumo: A prática de exercícios físicos é indispensável para uma
vida mais saudável, diante dos efeitos nocivos que a rotina
estressante do trabalho e/ou do estudo pode acarretar. Contudo o
atual momento em que vivemos gera uma grande preocupação com
os graduandos que tiveram suas rotinas modificadas de forma
inesperada devido ao fechamento das universidades que passaram a
estudar de forma remota, uma vez que os efeitos do isolamento
social estão afetando-os negativamente, passando a apresentar
durante a pandemia baixos níveis de atividade física. Objetivo:
Verificar o Nível de Atividade Física dos graduandos em Educação
Física do UNIFAA. A coleta dos dados foi realizada através do
Google Forms, com alunos de ambos os gêneros, regularmente
matriculados no curso de Educação Física do Centro Universitário
de Valença (UNIFAA). Os resultados encontrados mostram que
não houve diferença significativa entre gêneros em relação ao nível
1 Discente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Valença (UNIFAA).
2 Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Valença (UNIFAA).
3 Coordenador do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Valença
(UNIFAA).
4 Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Valença (UNIFAA).
5 Docente do Curso de Educação Física do Centro Universitário de Valença (UNIFAA).
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de atividade física (p=0,4888). Conclusão: Ambos os gêneros
possuem níveis de atividade física semelhantes.
Palavras-chave: Nível de Atividade Física, Educação Física,
Qualidade de Vida.
Abstract: A practice of practical exercises is necessary for a
healthy life, given the harmful effects that a routine of practical
exercises can increase. Due to the change of educational
institutions that has changed the current moment in which it
generates a great choice with the graduates who had their changes
modified in a probable way of closing the schools that were
relevant for the change of the current form to present during a
pandemic low levels of physical activity. Objective: To verify the
Physical Activity Level of Physical Education undergraduates at
UNIFAA. Data collection was carried out through Google Forms,
with students of both genders, regularly enrolled in the Physical
Education course at Centro Universitário de Valença (UNIFAA).
The results found show that there was no significant difference
between genders regarding the level of physical activity
(p=0.4888). Conclusion: Both genders have similar levels of
physical activity.
Keywords: Physical Activity Level, Physical Education, Quality of
Life.
Introdução
A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que o
sedentarismo está relacionado com a prática ou não de exercícios
físicos. As atividades físicas orientadas, montadas ou estruturadas
para aumentar ou melhorar a capacidade mental, física e sistêmica
constituem o conceito de exercício físico. A atividade física

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