Prefácio

AutorAgnaldo Gomes de Souza
Páginas15-18

Page 15

Recebido o gentil convite formulado pelo Dr. Agnaldo Gomes de Souza para prefaciar esta obra monográfica, imediatamente tomou a lembrança agradáveis recordações de um recente passado.

Explico-me.

Temos acompanhado a carreira acadêmica do Dr. Agnaldo desde o tempo em que ingressou no programa de pós-graduação em direito empresarial das Faculdades Metropolitanas Unidas, onde concluiu o curso com trabalho final apresentado sob nossa orientação, obtendo o título de especialista em direito.

Anos depois, deparamo-nos novamente com o ilustre Autor, desta feita como recém ingressante no programa de Mestrado em Direito da Sociedade da Informação da mesma Instituição de Ensino. Efetuou, com maestria, os créditos em nossas disciplinas e solicitou a orientação acadêmica que foi prontamente aceita.

Assim, tivemos a oportunidade de acompanhar durante o programa de mestrado, o seu desenvolvimento acadêmico e o crescimento de sua maturidade científica. Nesta época, o Dr. Agnaldo nos acompanhava nas longas caminhadas semanais que realizamos ainda hoje com alunos diletos e professores, nas manhãs de sábado no Parque do Ibirapuera-SP. Nas proveitosas conversas sempre predominava, além do espírito de coleguismo e de coopera-

Page 16

ção, a intensa troca de opiniões sobre assuntos jurídicos atuais a relevantes. Quantas ideias... quantos projetos de pesquisas científicas e contribuições profissionais não saíram destes mágicos momentos onde preponderava a comunhão com a natureza e seus elementais a harmonizar nossas mentes e espíritos.

O estudo que vem a lume é também parte destes momentos de descontração e busca de conhecimento, aliado ao espírito investigativo do Autor que, de forma arguta e detalhada, transita na busca da eficiência sistêmica do processo, sem se descuidar dos princípios constitucionais inerentes ao “due process of law”.

Analisa-se a penhora on-line como eficiente instrumento de abreviação de disputas judiciais na fase executória partindo-se justamente, da preferência estabelecida na ordem de penhora pelo artigo 655 do Código de Processo Civil, para se demonstrar a constitucionalidade deste modelo de constrição judicial.

Ao apresentar o sistema de responsabilização da pessoa jurídica no Brasil, o Autor toma a cautela de também informar, ainda que de forma breve, os caminhos que levam à superação da personalidade jurídica através de al-guns diplomas legislativos.

As decisões sobre penhora de ativos financeiros pela via tecnológica...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT