A Assistência Social e o Benefício de Prestação Continuada: Uma Realidade a Ser Aprimorada

AutorTheodoro Vicente Agostinho - Sérgio Henrique Salvador
Páginas56-58

Page 56

Theodoro Vicente Agostinho1

Sérgio Henrique Salvador2

A temática ora em reflexão, de vital importância social, inclusive, trata-se de uma sólida e necessária baliza de toda uma estrutura coletiva que almejou no estado constitucional, um planejamento mínimo de proteção.

Com efeito, tratar a Assistência Social, é o mesmo que aferir vigas de todo um sistema jurídico, político, económico e social por excelência, afinal, as desigualdades sociais e os grandes abismos de classes, faz parte da natureza brasileira há muito tempo.

E tal fato, ou melhor, esse modelo foi o idealizado pelo Poder Constituinte Originário, que elegeu a Assistência Social dentro de um planejamento eminentemente protetivo a ser viabilizado pelo ente estatal.

Por proteção social, o ideal maior de um Estado que deve primar pela previsibilidade normativa de direitos sociais, inegociáveis, supremos e fundamentais.

Logo, para tanto, visando concretizar esse fim, nosso sistema normativo arquitetou um arcabouço protetivo.

A este prisma, de resguardo e tutela desses direitos, como valores e pilastras fundamentais de qualquer sociedade organizada, o saudoso Professor Celso Barroso Leite, já apontava nesta direção:

[...] a proteção social tem como objetivo básico garantir ao ser humano a capacidade de consumo, a satisfação de suas necessidades essenciais, que não se esgotam na simples subsistência.

Também, a festejada Maria Helena Diniz qualifica este direito social regulado constitucionalmente como:

"Complexo de normas que têm por finalidade atingir o bem comum, auxiliando as pessoas físicas, que dependem do produto de seu trabalho para garantir a subsistência própria e de sua família, a satisfazerem convenientemente suas necessidades vitais e a terem acesso à propriedade privada."

Assim, evidente e salutar que uma sociedade civil politicamente organizada, necessita de ferramentas específicas para alcançar este bem-estar social, o que foi engendrado em nossa vigente Carta Constitucional.

No tempo, a proteção social dos indivíduos alcançou diversos níveis, desde as melhorais das condições de trabalho, até chegarmos em um mínimo existencial, elencado em leis supremas.

Hodiernamente, toda a nossa ideia de proteção atualmente bem orquestrada, tem por ponto de partida a tutela assistencial, ocorrida, por exemplo, como socorros públicos na Santa Casa da cidade de Santos, aliás, pioneira para a expressão "Santa Casa de Misericórdia".

Fortemente influenciado pelo sistema europeu de proteção a classe trabalhadora, a tutela previdenciária passa então a ser desenhada por leis específicas no país, contudo, sem se afastar também de ideários sociais, vale dizer, só há proteção do trabalho, dos trabalhadores e das condições de trabalho, se direitos forem regulados e reconhecidos.

Tendo como modelo adotado o alemão, preconizado por Otto Von Bismark, nosso sistema previdenciário ganha um norte específico, mas é com o modelo inglês, que um sistema específico de proteção coletiva ganha vez e voz, passando assim a condensar políticas de previdência e também de assistência social.

Page 57

Aqui, em modestas palavras o surgimento da Seguridade Social.

Esse sistema, inserido em nossa dimensão constitucional, ganhando corpo jurídico próprio, orçamento específico, topografia...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT