Manual prático do júri

Editora:
LEUD - Livraria e Editora Universitária de Direito
Data de publicação:
2022-08-24
Autores:

(Graduado em Direito no ano de 1988 e Pós-Graduado em Direito e Processo Penal pela mesma Universidade Presbiteriana Mackenzie)

(Pós-Graduado em Direito e Processo Penal)
ISBN:
978-85-7456-419-7

Descrição:

O presente opúsculo tem por escopo tratar do Tribunal do Júri de uma forma bem simples e objetiva, especialmente neste ano em que ele completa dois séculos de existência só no Brasil. A obra contém seu breve histórico, objetivando rememorar suas raízes e melhor compreendermos as diversas formas pelas quais ele se manifestou desde a antiguidade. Avançando um pouco mais, a obra trata do procedimento bifásico ou escalonado do procedimento especial do júri, do sumário de culpa até o plenário de julgamento, inclusive abordando temas caros para todos os aficionados dessa bem mais que secular instituição, com alertas importantes para quem atua ou deseja atuar nessa fascinante seara do Direito Criminal. Como não poderia deixar de ser, este opúsculo se ocupa do intrincado momento da quesitação, focando assim nas suas fontes e ordem do questionário, passando informações esclarecedoras para todos aqueles que desejam melhor entender este momento do júri que até então era uma verdadeira sementeira de nulidade, melhorando bastante após o advento da reforma pontual trazida pela Lei 11.689/2008. Os autores também brindam a obra com a abordagem do tema da Comunicação Verbal no Júri e seus Aspectos Gerais, trazendo à baila aquilo que se chama de priceless e que foi conquistado somente ao longo de mais de 400 plenários de júri realizados pelos autores, de maneira que o presente trabalho pretende não esgotar a matéria, mas ser um divisor d’água para todos os operadores do Direito que anseiam ter à mão mais um subsídio que possa fazer a diferença em suas atuações pelos júris do nosso Brasil.

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT