Ação de Exigir contas

AutorJosé Gilmar Bertolo
Páginas911-914

Page 911

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA ...ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE ........... - ...

.................................., (nacionalidade, estado civil, profissão), portador do RG n. ................... e CPF sob n. ..................., residente e domiciliado ...... (endereço completo), devidamente representado por seu procurador (doc. ...), com escritório profissional ..... (endereço completo), onde recebe as comunicações de estilo, vem à ínclita presença de Vossa Excelência, com fulcro nos arts. 550 e ss. da Lei Adjetiva Civil, interpor a presente

AÇÃO DE EXIGIR CONTAS, em face de

........................., instituição financeira privada, inscrita no CNPJ sob n. ..................., estabelecida ............ (endereço completo), pelos relevantes fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos:

DOS FATOS

O Requerente é mutuário desde a data de .../.../....., ocasião em que firmou contrato de abertura de conta-corrente com cobertura de cheque especial no valor de R$ ........ , .. (..............), junto à instituição financeira requerida, conforme se verifica pela documentação acostada.

Assim, conforme se observa dos termos da cláusula oitava do referido contrato, ficou pactuado que o Banco apresentaria a movimentação financeira de forma clara e legível, estipulando minuciosamente todos os descontos que fossem procedidos em sua conta-corrente.

No entanto, inexplicavelmente, nos meses de maio e junho do corrente ano, o Requerente deparou-se com uma situação aleatória, ao analisar seus extratos bancários, já que os referidos extratos bancários apresentavam descontos diversos, na forma de operações nebulosas e lançamentos que não especificavam a origem, que jamais representavam a movimentação do autor, eis que sua atividade sequer comporta tais valores.

Consequentemente, tais descontos apontaram uma negativação na ordem de R$ ........ , .. (......................), em virtude dos descontos efetuados por ordem da movimentação.

Destarte, preocupado em esclarecer a origem dos lançamentos, estranhos aos valores despendidos normalmente durante os meses, o

Page 912

Demandante procurou o gerente comercial da instituição financeira, que não apresentou explicações plausíveis quanto aos descontos reclamados, malgrado as tentativas de solução do impasse de forma amigável, não restando alternativa ao Requerente senão a busca do amparo jurisdicional.

DO DIREITO

O direito do autor encontra amparo não só na legislação pátria, como também na doutrina...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT