Engenharia Diagnóstica em Estádios de Futebol

AutorTito Lívio Ferreira Gomide
Ocupação do AutorPerito do Gabinete Gomide e professor de pós-graduação de Engenharia Legal
Páginas33-39

Page 33

Quais são as condições de nossos estádios?

A realização da Copa do Mundo de futebol no Brasil está mobilizando a população e nossas autoridades para as obras e serviços necessários à realização desse evento global, que envolve uma das maiores paixões nacionais e que tem expressiva repercussão internacional.

Evidentemente, as primeiras atenções e preocupações de todos estão voltadas para nossos estádios, pois essas edificações são os palcos dos espetáculos esportivos e das imagens que serão transmitidas do país ao exterior.

As precárias condições da maioria dos estádios de futebol do Brasil são bastante conhecidas, pois as dificuldades de acesso, o desconforto e, principalmente, a insegurança, são mazelas conhecidas de todos os torcedores, provocando irritações e violências.

Page 34

Como evitar a violência dos torcedores nos jogos esportivos?

Importante se tentar implantar uma nova cultura no torcedor, substituindo o espírito de confrontação pelo espírito ético, priorizar a visão da grandeza do futebol ao invés da visão isolada da competição e dos eventuais dissabores das derrotas. Educação não se adquire sem ensinamento, o que demanda tempo, e haveremos de evoluir nesse sentido.

Além dos ensinamentos em nossas escolas, para as crianças e jovens, precisamos reeducar nossos torcedores e a escola deve ser o próprio estádio, que precisará possuir condições técnicas dignas, até mesmo como bom exemplo das autoridades quanto à dignidade que se pretende ensinar e exigir dos torcedores.

E como a Engenharia e Arquitetura podem melhorar as condições técnicas dos estádios?

A moderna tecnologia poderá contribuir muito para sanar os problemas técnicos dos estádios, pois a Engenharia e a Arquitetura possuem ferramentas e recursos para reformar e construir novos estádios, oferecendo o...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT