Segunda Geração de Inspeção Predial atende Normas de Desempenho e Manutenção da ABNT

AutorTito Lívio Ferreira Gomide
Ocupação do AutorPerito do Gabinete Gomide e professor de pós-graduação de Engenharia Legal
Páginas71-79

Page 71

A modernização tecnológica da construção civil e consequente possibilidade de aprimoramentos da qualidade das habitações vêm determinando a revisão do conjunto normativo e a criação de novas normas técnicas pela ABNT, inclusive uma de inspeção predial, através do projeto 02:140.02-001.

Vale recordar que o histórico da inspeção predial no Brasil indica o X Cobreap de Porto Alegre, em 1999, como o ponto de partida, com a apresentação e premiação de nosso trabalho técnico: “A Inspeção Predial deve ser periódica e obrigatória?”. Tal trabalho teve o objetivo de destacar a importância de se preservar a segurança das edificações através da manutenção.

E a inspeção predial pode ser considerada como o check-up da saúde predial, análogo àquele check-up médico, submetido às pessoas mais previdentes, pois as condições técnicas edilícias são similares às condições físicas e genéticas das pessoas. A visão da manutenção predial é semelhante àquela dos médicos procurando

Page 72

conhecer a alimentação, higiene e atividades físicas do paciente. Por fim, estudar o uso edilício, é o mesmo que saber o tipo de vida, de trabalho e de estresse de interesse médico. A inspeção predial permite conhecer detalhadamente as condições do edifício, oferecendo meios para preservar seu desempenho original e sempre aprimorar sua qualidade.

Nesse período de 14 anos desde a implantação da Inspeção Predial no Brasil, muito se progrediu na especialidade, pois a atividade difundiu-se pelo país todo, quer como disciplina acadêmica, quer como serviço técnico.

Porém, o desenvolvimento de novas normas técnicas edilícias na ABNT, tais como a norma de desempenho, a do manual de uso, a própria norma de manutenção e a prática da inspeção predial em grandes e diversas edificações, revelaram a necessidade de maior amplitude do escopo original da inspeção predial, para se adequar aos enfoques da sustentabilidade, desempenho, durabilidade e novas tecnologias.

Justamente para atender esta lacuna, foi criada a segunda geração da inspeção predial no Brasil, possibilitando assim ampliar o enfoque técnico e desta forma desenvolver as medidas necessárias ao bom uso e boa manutenção edilícia, através das ideias lançadas no livro INSPEÇÃO PREDIAL TOTAL, de autoria do infra-assinado juntamente com os Engenheiros Jerônimo Cabral Pereira Fagundes Neto e Marco Antonio Gullo, editado pela PINI em 2011.

Page 73

A recente classificação da Inspeção Predial como ferramenta da Engenharia...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT