Prefácio

Páginas9-9

Page 9

Organizar uma obra jurídica sempre é uma tarefa difícil, levando-se em conta o pluralismo temático que envolve a seara jurídica e qualquer limitação que se tenha por pretensão realizar seria naturalmente mera baliza formal no universo material. Ademais, a hermenêutica e aplicação sistemática que deve fazer parte do Direito acaba por tornar o objeto da investigação ainda mais amplo.

No caso deste livro, o tema foi livre e de acordo com os mais variados elementos juslaborais que seus autores pretendiam discutir e levar para a comunidade jurídica ao expressarem suas preocupações com os institutos pesquisados e sintetizados em suas investigações, tendo como pano de fundo apenas a atualidade das respectivas temáticas abordadas. A única exigência foi a discussão da temática no sentido de dar efetividade às normas trabalhistas neste momento de tantas modificações materiais e formais, com discussões das mais variadas, de acordo com os mais díspares interesses envolvidos na pluralíssima sociedade pós-moderna.

Contudo, a tarefa além de ter sido agradabilíssima foi na verdade compensadora. Consegui reunir nesta obra vários ex-alunos com sues excelentes trabalhos de magnífica importância jurídica. Não preciso nem me delongar muito sobre a felicidade de vê-los caminhando ainda mais nas suas continuadas formações jurídicas. Para um docente, esta realidade é uma satisfação absoluta.

Tive a oportunidade de orientá-los em sua maioria nos cursos de pós-graduação stricto sensu, nas conclusões de curso, também na iniciação científica ou, ainda, apenas em disciplinas ministradas em programas de pós-graduação em Direito: mestrado e doutorado.

O livro alberga textos de doutores, mestres, especialistas, graduados em direito, todos formatados no seio da academia, nesta extraordinária expansão qualitativa que ocorreu no país nos últimos anos, mas, que ao mesmo tempo, aliam suas práticas profissionais na aplicação do Direito, visto que possuem atividade profissional como advogados, procuradores, juízes, desembargadores do trabalho e servidores, o que torna o livro uma fonte ímpar de informações sobre os fenômenos trabalhistas estudados, aliando de forma interativa a teoria e a prática jurídica.

Assim, o título não poderia ser mais significativo e sugestivo: Direito do Trabalho, Elementos Práticos e Científicos. Sua construção permeia um grande...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT