Pensamento crítico e desinformação sobre a vacina da Covid-19 em gestantes no Brasil

AutorPaula Borges Frota Pinto
Ocupação do AutorMestranda em Direito Constitucional (Universidade Federal do Ceará - UFC). Pós-graduada em Direito e Comércio Internacional e em Direito Processual Civil (Anhanguera - UNIDERP). Bacharel em Direito (Centro universitário Farias Brito - UniFB) Advogada. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8418379760157998.
Páginas177-194
PENSAMENTO CRÍTICO E DESINFORMAÇÃO
SOBRE A VACINA DA COVID-19 EM
GESTANTES NO BRASIL
CRITICAL THINKING AND MISINFORMATION ABOUT
COVID-19 VACCINE FOR PREGNANT WOMEN IN BRAZIL
Paula Borges Frota Pinto
Resumo
: A temática do artigo está relacionada ao estudo epistemológico da verdade. O proble-
ma diz respeito a desinformação sobre a vacina da Covid-19, especicamente sobre a vacina da
AstraZeneca em gestantes. A hipótese é a de que uma notícia da CNN Brasil de 15.05.2021, sobre
a morte de uma gestante brasileira, induz a erro de interpretação. A abordagem metodológica
utilizada foi qualitativa, pois buscou discutir: i) a diferença conceitual entre o termo bullshit e
fakenews, sendo o primeiro mais amplo que o segundo por envolver casos em que há uma dis-
seminação de notícias falsas sem a intenção de enganar; ii) a importância do combate à bullshit;
e iii) quais estratégias podem ser tomadas para eliminá-las. Quanto à base lógica, a pesquisa foi
dedutiva, porque partiu do conceito amplo de bullshit para uma conclusão mais especíca sobre
a existência do referido fenômeno ou não numa dada notícia jornalística brasileira escolhida por
meio do buscador google. Foi feita uma pesquisa livre na web com as palavras-chave “gestante”,
“morte” e “AstraZeneca” tendo sido escolhida a primeira reportagem sobre o assunto do buscador
para uma análise. A técnica utilizada foi bibliográca, pois houve uma pesquisa no google scholar
por artigos sobre o pensamento crítico, bem como, documental, vez que o referencial teórico
do estudo são as lições 1.1 a 2.1 do vídeo-curso “calling bullshit in the age of big data ministrado
pelos professores Carl T. Bergstrom e Jevin West, na Universidade de Washignton, em 2017. Foram
acessados os sites e documentos ociais do governo federal brasileiro, ANVISA e OMS sobre o
assunto. Concluiu-se no sentido de que a reportagem analisada não deu ênfase à informação
presente nos sites da ANVISA e OMS quanto a insuciência de indícios para relacionar a vacina à
morte, podendo ter induzido gestantes já vacinadas a erro.
PalavRas-chave
: Pensamento crítico – Desinformação – Gestantes – AstraZeneca – Brasil.
abstRact
: The theme of the article is related to the epistemological study of truth. The problem
concerns misinformation about the Covid-19 vaccine, specically about the AstraZeneca vaccine
in pregnant women. The hypothesis is that the news from CNN Brazil released on 05.15.2021 about
the death of a Brazilian pregnant woman leads to an interpretation error. The methodological
approach used was qualitative, as it sought to: i) Discuss the conceptual dierence between the
term “bullshit” and fakenews, the rst term being broader than the second as it involves cases in
which there is a dissemination of inaccurate information without the intention to deceive; ii) The
importance of ghting bullshit; and iii) What strategies can be taken to eliminate them. As for the
logical basis, the research was deductive because it started from a broader concept of bullshit
to a more specic conclusion about the existence of the referred phenomenon or not in a given
Brazilian journalistic news. A free web search was carried out on google with the keywords “preg-
nant woman”; “death” and “AstraZeneca” in portuguese. The technique used was bibliographic,
as there was a search on google scholar for articles on critical thinking and, documentary, since
the object of study are lessons 1.1 to 2.1 of the online video course calling bullshit in the age of
big data, taught by professors Carl T. Bergstrom and Jevin West, at the University of Washington,
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in 2017. Ocial documents of the Brazilian federal government found at Anvisa’s website and at
WHO’s documents related to the subject were also accessed. It concludes in the sense that the
analyzed journalist report did not emphasize the information released by Anvisa and WHO websites
regarding the insuciency of evidence to link the vaccine to death, having led pregnant women
who had already been vaccinated to a possible interpretation error.
KeywoRds
: Critical thinking – Misinformation – Pregnant women – AstraZeneca – Brazil.
Sumário: 1. Introdução – 2. A diferença entre bullshit e fakenews 3. A importância do combate
a bullshit4. Como combater a bullshit5. Notícia da CNN Brasil sobre as gestantes e o suposto
risco da vacina da AstraZeneca – 6. Considerações nais – 7. Referências.
1. INTRODUÇÃO
A justicativa da presente pesquisa está relacionada à diculdade que as
pessoas têm de saber o que é verdade e o que é mentira na pandemia da Covid-19
no Brasil.1 Isso ocorre de forma mais nociva em tempos de big data2 ou seja, na era
digital,3 visto que uma enorme quantidade de pessoas compartilha informações
diariamente em suas redes sociais sem saber se aquilo é verdade. Por esta razão
este artigo parte do estudo epistemológico da verdade, a qual, segundo Habermas,
“só existe se, somente se, for justicada numa situação epistêmica ideal sob as
rigorosas e pragmáticas pressuposições de um discurso racional”.4
Sem perder de vista, no entanto, que a verdade nem sempre será encontrada,
conforme destaca o mesmo autor quando lembra, por exemplo, da “falibilidade
que frequentemente experienciamos ao observarmos o curso dos argumentos uti-
lizados no passado”.5Conforme explica Cruz “pela ideia de falibilidade Habermas
pode superar a visão Kantiana de que seria possível encontrar um fundamento
1. Atualmente há, no Brasil, debates fora da academia sobre o formato do planeta, por exemplo. Cf. AFP.
Qual é o perl das pessoas que acreditam que a terra é plana? Carta Capital, 27 fev. 2020. Disponível
em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/qual-e-o-perl-das-pessoas-que-acreditam-que-a-
terra-e-plana/. Acesso em: 10 jul. 2022.
2. O que se chama de big data tem a ver com a ideia de um sistema inteligente que conecta utensílios e
acumula informações sobre seus usuários. Cf. UW iSchool. Calling Bullshit 5.1: Big Data. Youtube, 20
maio 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FLKzmswqF7E. Acesso em: 13 fev.
2022.
3. Era digital, também chamada de era da informação ou era tecnológica, é o período que começa logo
após a era industrial. É uma era que otimiza uxos de informações. Cf. FOLHA DE PERNAMBUCO.
Era Digital: como ela vai impactar ainda mais a sua vida. Folha de Pernambuco [s.d.]. Disponível em:
https://anuncie.folhape.com.br/blog/era-digital-como-ela-vai-impactar-ainda-mais-a-sua-vida/.
Acesso em: 13 fev. 2022.
4. HABERMAS, Jürgen. Truth and justication. Translated by Barbara Fultner. Massachusetts: MIT Press,
2003, p. 36.
5. Ibidem, p. 38.
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