Prefácio

AutorLuiz Eduardo Gunther
Páginas17-18

Page 17

Antes de manifestar-me sobre o livro, de forma específica, cumpre-me fazer uma homenagem recordando o formidável, lúcido, competente e digno Advogado Edésio Franco Passos. Nascido em Tomazina, norte pioneiro do Paraná, em 4 de abril de 1939, este extraordinário ser humano teve uma vida inteira dedicada à causa de ideias nobres em prol de um mundo melhor.

O falecimento do doutor Edésio Passos, em 9 de agosto de 2016, surpreendeu e comoveu a todos aqueles que o conheciam, o respeitavam e o admiravam.

Embora suas atividades política e jornalística tenham sido intensas, seu nome conquistou o respeito dos brasileiros pelo exercício da advocacia. Em mais de cinquenta anos apresentou-se sempre como advogado dos trabalhadores por convicção. Por esse desempenho, competente e honesto, formou uma Escola de Advocacia Trabalhista nos Estados de Santa Catarina e do Paraná. Conhecido em todo o Brasil por sua atuação destemida e ao mesmo tempo serena, transformou-se em referência para os inúmeros advogados que passaram a seguir sua linha.

A presença de Edésio Franco Passos na advocacia trabalhista do sul do Brasil foi um divisor de águas, que construiu uma nova mentalidade no exercício da profissão, exemplo para as futuras gerações.

O escritório de advocacia em que desempenhava suas funções substitui em qualificada continui-dade por seu filho André Franco de Oliveira Passos e por Sandro Lunard Nicoladeli, que perseveram mantendo acesa a chama da dedicação à defesa dos trabalhadores.

Raramente, no Brasil, livros chegam à segunda edição. Quando se trata de livros jurídicos, isso é mais incomum ainda. Fazer a segunda e chegar à terceira edição, para qualquer livro, é um acontecimento. Tratando-se de uma obra jurídica, então, deve-se comemorar o feito.

Esta obra chega à terceira edição por dois motivos relevantes: a excelência de seus coordenadores e articulistas, em primeiro lugar; em segundo, pela relevância do tema, o trabalho do motorista profissional.

Coube-me, por gentileza dos coordenadores, prefaciar a obra pela terceira vez, o que faço com a responsabilidade da tarefa e a honra do convite.

Estrutura-se o livro com nove artigos de especialistas no estudo do trabalho do motorista profissional. Contém, ainda, onze anexos relevantes. O primeiro anexo traz a íntegra da petição inicial da ADIn n. 5.322, ajuizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes. O segundo reproduz o texto integral da Convenção n. 153 da Organização...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT