Administração Pública

AutorRobinson Barreirinhas
Páginas103-114
1. TEORIAS E CORRENTES DOUTRINÁRIAS
(Analista Judiciário – TRE/PA – 2020 – IBFC) Ao longo do tempo,
os modelos de Administração Pública sofreram algumas
variações, sendo que a doutrina aponta diferentes fases.
Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
(A) São características do modelo patrimonialista da
Administração Pública o nepotismo, o siologismo,
o clientelismo e a gerontocracia, cujas manifestações
revelam ser o interesse público, a coisa pública e o
poder público pertencentes do Estado e exercidos
em prol deste
(B) No modelo de Administração burocrático, ganham
relevo o princípio da estrita legalidade e a responsa-
bilização dos agentes estatais, por meio da criação
de mecanismos de controle de resultados e normas
internacionais de “accountability”, marcando a fun-
ção regulatória do Estado e o incentivo à participação
do Terceiro Setor
(C) A reforma gerencial introduz uma perspectiva de
Administração público-empresarial, alicerçada pelo
princípio da eciência, contrapondo-se à ideologia do
formalismo e rigor técnico do período antecedente,
sendo o cidadão compreendido como um “cliente”,
para quem os serviços estatais de qualidade devem
ser direcionados
(D) O gerencialismo ou “nova gestão” é evidenciado
pela menor participação de agentes privados e pela
reduzida autonomia das entidades administrativas na
consecução de políticas públicas e prestação de ser-
viços essenciais não exclusivos do Estado, atendendo
a um programa de publicização
A doutrina se refere à administração pública patrimonialista, à admi-
nistração pública burocrática e à administração pública gerencial.
A administração pública patrimonialista é aquela arcaica, anterior
à administração pública burocrática (descrita por Max Weber) e à
moderna administração pública gerencial. Na administração pública
patrimonialista, “o aparelho do Estado funciona como uma extensão
do poder do soberano”. A administração pública burocrática é uma
resposta ao patrimonialismo anterior, visando a combater a corrupção
e o nepotismo, enfatizando os controles prévios, nos procedimentos.
Tem como características a prossionalização, a ideia de carreira, a
hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo. Entretanto, a
administração pública burocrática caracteriza-se também pelo dire-
cionamento de esforços para a própria manutenção do poder estatal
(o governo voltado para si mesmo, não para o cidadão). Isso tende a
levar ao engessamento da estrutura do governo, refratária à evolução e à
eciência. Após as experiências da administração pública patrimonialista
e da administração pública burocrática, ganhou força, nos anos 1990,
o conceito de administração pública gerencial como paradigma a ser
adotado, buscando redução de custos e aumento da qualidade dos ser-
viços, tendo sempre em foco seu beneciário: o cidadão. A estratégia da
moderna administração pública gerencial exige (i) denição precisa dos
objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade, (ii)
garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos huma-
nos, materiais e nanceiros que lhe forem colocados à disposição para
que possa atingir os objetivos contratados, e (iii) controle ou cobrança
a posteriori dos resultados, além da (iv) competição administrada no
interior do próprio Estado, quando há a possibilidade de estabelecer
concorrência entre unidades internas (Capítulo 2 do Plano Diretor da
Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE/1995).
A: incorreta, pois gerontocracia é a gestão por anciões, pelos mais
idosos, não tem qualquer relação com o tema; B: incorreta, pois
a administração burocrática não é caracterizada pelo controle dos
resultados; C: correta, conforme comentários iniciais; D: incorreta,
pois a administração gerencial acolhe as parcerias com entidades e
empresas privadas.
Gabarito “C”
(Analista Judiciário – TRE/PA – 2020 – IBFC) A criação de Agências
Reguladoras se deu com o Programa Nacional de Deses-
tatização. Sendo assim, analise as armativas abaixo:
I. A natureza especial conferida à agência reguladora é
caracterizada pela ausência de tutela ou de subordina-
ção hierárquica, pela autonomia funcional, decisória,
administrativa e nanceira e pela investidura a termo
de seus dirigentes e estabilidade durante os mandatos.
II. Os membros do Conselho Diretor ou da Diretoria
Colegiada cam impedidos de exercer atividade ou
de prestar qualquer serviço no setor regulado pela
respectiva agência, por período de 4 (quatro) meses,
contados da exoneração ou do término de seu man-
dato, assegurada a remuneração compensatória.
III. É vedada a indicação para o Conselho Diretor ou
a Diretoria Colegiada de pessoa que tenha atuado,
nos últimos 30 (trinta) meses, como participante de
estrutura decisória de partido político ou em trabalho
vinculado a organização, estruturação e realização de
campanha eleitoral.
IV. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica noti-
cará a agência reguladora do teor da decisão sobre
condutas potencialmente anticompetitivas cometidas
no exercício das atividades reguladas, bem como das
decisões relativas a atos de concentração julgados por
aquele órgão, no prazo máximo de 24 (vinte e quatro)
horas após a publicação do respectivo acórdão.
Assinale a alternativa correta.
(A) Apenas as armativas I, III e IV estão corretas
(B) Apenas as armativas I e II estão corretas
(C) Apenas a armativas III e IV estão corretas
(D) Apenas a armativa I está correta
I: correta, nos termos do art. 3º, caput, da Lei das Agências Reguladoras
Lei 13.848/2019; II: incorreta, pois o prazo de impedimento é de 6
meses, nos termos do art. 8º da Lei 9.986/2000; III: incorreta, pois o
prazo para em que a pessoa não pode ter tido essa especíca atuação
político-partidária é de 36 meses, nos termos do art. 8º-A, II, da Lei
9.986/2000; IV: incorreta, pois o prazo para a noticação do CADE é
de 48 horas, nos termos do art. 28 da Lei 13.848/2019.
Por essas razões, a alternativa “D” é a correta.
Gabarito “D”
4. AdministrAção públiCA
Robinson Barreirinhas
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