Apresentação · 1ª edição - Ministro Pedro Paulo Teixeira Manus

AutorMaria José Giannella Cataldi
Ocupação do AutorAdvogada. Professora universitária, com pós doutoramento em Direitos Fundamentais pelo Ius Gentium Conimbrigae (IGC/CDH) da Faculdade de Direito de Coimbra.
Páginas15-16

Page 15

As relações de trabalho, ao longo do tempo, vão se tornando cada vez mais complexas, na medida em que os métodos de trabalho vão se sofisticando, pois refletem a evolução que experimenta o desenvolvimento do modo de produção capitalista.

Desse modo, constatamos as profundas modificações do processo produtivo, que representam, sob a ótica da produção de bens e serviços, uma evolução formidável.

Contudo, o preço desta evolução é o surgimento de malefícios à saúde dos trabalhadores, em muitos casos fruto da prevalência do interesse do lucro que submete o prestador de serviço a situações desfavoráveis, com risco de sua integridade, sua saúde e até sua vida.

Centrada nesta preocupação com as condições de vida e de trabalho é que Maria José Giannella Cataldi traz a público seu ótimo livro "O Stress no Meio Ambiente de Trabalho", como resultado de esforço coroado de êxito em seus estudos pós- -graduados na PUC de São Paulo, aliados à experiência de excelente e combativa advogada trabalhista, de marcada atuação no âmbito sindical profissional.

O livro inicia com o estudo da relação de trabalho inserida na nossa realidade, examinando o perfil do empregado e do empregador contemporâneos, detendo-se no fenômeno da globalização, na importância do trabalho e seu caráter protecionista. Depois de examinar aspectos do Mercosul, volta-se à postura do empregado e do empregador sob a ótica do meio ambiente do trabalho, examinando o novo ritmo de produção e as chamadas prisões psíquicas. Finaliza este capítulo com o exame do "velho modelo" da nossa legislação do trabalho.

O Capítulo II volta-se ao estudo do meio ambiente, tema hoje de reconhecida importância sob todos os aspectos, conceitua o objeto de sua análise, refere-se ao meio ambiente natural e ao artificial para, a seguir, ocupar-se do meio ambiente do trabalho. Detém-se nos princípios e na legislação ambiental, discutindo o tema do desenvolvimento sustentável.

No Capítulo III, ocupa-se especificamente do tema stress, con ceituando o fenômeno e refletindo sobre o "estrago" que provoca. Segue examinando os conceitos de eustress e distress, para, em seguida cuidar do stress profissional e do high-tech, traçando panorama amplo do tema que constitui objeto do estudo. Trata-se de

Page 16

mal de que somos todos acometidos sem, em muitos casos, dar-nos conta do ocorrido e de seus efeitos negativos.

Como consequência do estudo conceitual do capítulo prece dente, volta-se o Capítulo IV ao...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT