Prefácio · 2ª edição - Dânia Fiorin Longhi

AutorMaria José Giannella Cataldi
Ocupação do AutorAdvogada. Professora universitária, com pós doutoramento em Direitos Fundamentais pelo Ius Gentium Conimbrigae (IGC/CDH) da Faculdade de Direito de Coimbra.
Páginas21-23

Page 21

Prefaciar uma obra traz muita responsabilidade, mas, também, gera um grande prazer, principalmente quando a obra aborda tema de extrema importância para sociedade.

E é com grande satisfação e responsabilidade que posso afirmar que a autora percorre com muita lucidez e propriedade os caminhos que levam ao reconhecimento de uma doença fortemente presente em nosso cotidiano, entretanto, somente agora reconhecida como doença profissional, o estresse. E o faz, não só pela experiência que adquiriu no decorrer de uma respeitada e fortemente atuante carreira na advocacia, mas também pelos caminhos trilhados na academia.

Maria José Giannella Cataldi é advogada que exerce suas atividades nas áreas preventiva e consultiva, sobre questões de meio ambiente do trabalho, relações trabalhistas e sindicais. É titulada como doutora e mestre em direito das relações sociais, subárea Direito do Trabalho, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Observa-se que sua atuação na advocacia foi desenvolvida com excelência, deu-lhe sustentação suficiente em sua obra, demonstrando ao leitor, com muita propriedade, a origem dos danos causados às vítimas dessa doença profissional; tudo isso de forma muito clara e objetiva, sem perder o cientificismo.

A primeira edição da obra foi publicada em 2002, e, pela importância do tema, a autora nos brinda com esta segunda, revista e atualizada, ainda mais centrada nas preocupações com a precarização das condições de vida no trabalho, que leva à destruição das saúdes psíquica e física do trabalhador.

Como afirma a autora: "o estresse consiste no conjunto de reações do organismo em razão de qualquer agressão de ordem física, psicológica, etc.". A violência nas relações de trabalho está cada vez mais presente e por muitas vezes passa despercebida; sua existência se faz de forma velada, sob a argumentação da busca de uma maior competitividade em um mundo globalizado, levando os trabalhadores às exaustões física e emocional.

Page 22

A obra, centrada nesta preocupação, inicia-se tratando sobre os aspectos da relação de trabalho, passando pelo poder de direção, inclusive quanto às normas de preservação ambiental. Traça o perfil do empregado e do empregador do século XXI, os aspectos da globalização, e esta nova forma de "pressão" à qual o empregado tem sido submetido, de maneira, muitas vezes, velada, o que a autora desvenda com muita propriedade. Demonstra que o estresse tornou-se um dos problemas de saúde mais...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT