Do mercado de ideias a ideias no mercado - A Liberdade de Expressão no Sécul o XXI

AutorJosé Adércio Leite Sampaio
Páginas1-4
DO MeRcaDO De IDeIaS a
IDeIaS nO MeRcaDO – a
LIbeRDaDe De expReSSãO nO
SécULO xxI
Ninguém duvida de que a liberdade de expressão é vital para a
democracia. Os líderes são escolhidos, pelo menos, deveriam ser, em
registros de seus históricos de vida, de honestidade e competência.
Históricos que se formam num ambiente de livre e igual uxo de in-
formações, ideias e críticas. O mesmo ambiente que deve existir para
propiciar a denição de uma agenda política fora das arenas públicas
institucionalizadas que inuencie as decisões a serem tomadas pelos
líderes; e que fomenta a crítica e o controle dessas decisões e das for-
mas de sua execução.
Em geral se pensa apenas na liberdade da produção e circulação
das informações, mas, como em outros domínios da vida, essa liber-
dade depende de condições de igualdade tanto para o acesso à infor-
mação, quanto para sua emissão. E esse é um dos sérios e até agora
insolúveis problemas dos Estados democráticos: como assegurar ao
mesmo tempo a liberdade e a igualdade da informação. Meios de co-
municação nas mãos de poucos, por exemplo, põem em dúvida a li-
berdade de expressão. Assimetrias sociais tendem a produzir o mesmo
efeito. O exercício dessa liberdade carece, portanto, do pleno gozo de
JOSE ADERCIO LIBERDADE.indb 1 04/02/2016 17:21:53

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT