Percurso histórico-normativo da educação escolar indígena no Brasil

AutorIgor Barros Santos/Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões
Ocupação do AutorMestre em Educação (PPGED-UNIFAP). Procurador Federal - Advocacia- Geral da União/Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal do Amapá
Páginas119-141
Helena Cristina Simões & Igor Barros Santos • 119
PERCURSO HISTÓRICO-NOR MATIVO DA
EDUCAÇÃO ESCOL AR INDÍGENA NO BRAS IL
Igor Barros Sa ntos1
Helena Cristina Guimarães Queiroz Simões2
Resumo: A relação entre o Estado e a coletividade indígena é
baseada nas tensões entre a imposição dos padrões eurocêntricos
e a resistência destes povos originários contra o genocídio que lhes
foi imposto. A lógica inicial exterminacionista, foi seguida pelo mo-
delo integracionista, até o divisor normativo com a promulgação
da Constituição Federal do 1988, que inovou ao prescrever a edu-
cação comunitária, intercultural, bilíngue, especíca e diferenciada
para os povos indígenas. A partir desse divisor protetivo do direito
educacional, inclusive, com as contribuições do próprio movimento
deste grupo étnico, nasce um sistema normativo para a educação
escolar indígena que reconhece e valoriza a diversidade cultural.
Este artigo, portanto, apresenta o percurso histórico-normativo da
educação escolar indígena, por meio de uma pesquisa exploratória e
documental, cujos resultados demonstram avanços legais pós 1988,
com perspectivas de retrocessos face ao desmantelamento das polí-
ticas públicas destinadas aos povos indígenas.
Palavras-Chave: Educação Escolar Indígena. Percurso históri-
co-normativo. Brasil
Abstract: e relationship between the State and the indigenous
community is based on the tensions between the imposition of Eu-
rocentric standards and the resistance of these indigenous peoples
against the genocide that was imposed on them. e initial extermi-
1 Mestre em Educação (PPGED-UNIFAP). Procurador Federal - Advoca-
cia-Geral da União.
2 Doutora em Educação. Professora Associada da Universidade Federal
do Amapá.
120 • Sociedade, Direito & Justiça - Volume 7
nation logic was followed by the integrationist model, until the nor-
mative divide with the promulgation of the Federal Constitution of
1988, which innovated by prescribing community, intercultural, bi-
lingual, specic and dierentiated education. From this protective di-
vider of indigenous educational rights, including the contributions of
the movement of this ethnic group, a normative system for indigenous
school education is born that recognizes and values cultural diver-
sity. is article, therefore, presents the historical-normative path of
indigenous school education, through exploratory and documentary
research, whose results demonstrate legal advances aer 1988, with
perspectives of setbacks in the face of the dismantling of indigenous
policies.
Keywords: Indigenous School Education. Historical-normative path.
Brazil
INTRODUÇÃO
Marcada pela ausência intercultural e pela imposição de pa-
drões hegemônicos, a interação entre o Estado – e por conseguinte,
as normas e políticas públicas que a ele competem – e a Coletividade
indígena é por vezes conituosa. Partindo da complexidade desta
relação, este estudo busca apresentar o percurso histórico e legal que
nasce da negociação entre poder público e os povos indígenas no
Brasil, especialmente no que se refere aos processos educativos.
Nesse contexto ganha destaque o instituto da Educação
Escolar Indígena cujo modelo embrionário remonta o período co-
lonial. Tal política pública exigiria o indispensável diálogo com os
população indígena para a manutenção de seus saberes, o respeito
às diferenças e o prestígio à autodeterminação dos povos, mas como
será demonstrado, a prevalência da ânsia estatal em eliminar outras
formas da produção do conhecimento que não o eurocêntrico, resul-
tou no aniquilamento de parte da cultura indígena.
Objetiva-se, portanto, apresentar o panorama histórico e
normativo que rege a educação escolar indígena desde o seu primei-
ro modelo até os dias atuais, que vem avançando em busca da prática
intercultural, determinada principalmente pela mobilização dos po-

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