Aplicação do método científico

AutorJosé Fiker
Ocupação do AutorDoutor em Semiótica e Linguística Geral (com enfâse em Laudos Periciais) pela USP
Páginas69-71

Page 69

Método, segundo Bunge (1980, p. 19), “é um procedimento regular, explícito e passível de ser repetido para conseguir-se alguma coisa, seja material ou conceitual”. O autor faz considerações históricas desde o método de Arquimedes para calcular áreas de figuras planas, passando pelo método indutivo de Bacon que caminhou para o que ele chama de metodolatria, que não requer talento nem preparação prévia, até Descartes, para quem as verdades só seriam obtidas a partir de princípios supremos, desprezando a experiência. Segundo Bunge, embora Leibniz criticasse o método de Descartes por servir somente após terem sido encontradas as verdades primeiras, ele mesmo, Leibniz, jamais conseguiu colocar em prática o seu método: o método da invenção. Prosseguia, portanto, a metodolatria a que se refere o autor.

Somente com Galileu, ensina-nos Bunge, vão surgir hipóteses que serão submetidas a prova experimental, dando origem à primeira fase da ciência moderna.

A partir de Galileu, segundo o autor, introduziram-se várias modificações no método científico, entre os quais o controle estatístico, assumindo então um controle da qualidade da teoria.

Page 70

Com isso, afirma o autor, que as teorias atingiram um tal grau de complexidade que não é fácil refutá-las, assumindo as afirmações científicas uma linguagem menos direta, menos categórica e mais cheia de hipóteses e de cautelas.

Os indutivistas e os dedutivistas, conforme o autor, acre-ditam que os dados empíricos são inequívocos e que todas as teorias devem poder ser comprovadas com dados empíricos. Exemplificando, com a termodinâmica relativista, o autor rejeita essa ideia, embora admita que uma ideia só pode ser considerada científica se for objetivamente comprovada com...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT