Criminologia crítica e crítica criminológica: estudos em homenagem aos 10 anos do Grupo Casa Verde

Editora:
Initia Via Editora
Data de publicação:
2019-12-10
Autores:



ISBN:
978-85-9547-023-1

Descrição:

Na gestão da chapa Disparada (2007-2008), o CAAP (Centro Acadêmico Afonso Pena), por iniciativa de sua diretoria de extensão, tendo à frente o então aluno David F. L. Gomes, hoje professor efeti- vo da nossa Faculdade, criou um grupo de estudos de alunos e para alunos com o objetivo de discutir temas que não faziam parte dos programas oficiais das nossas disciplinas do Departamento.
Nesse grupo de estudos, que surge especialmente dedicado à execução penal e depois insere em seu escopo a discussão crimino- lógica, que hoje constitui seu objeto central, foram, ao longo desses mais de dez anos, lidos muitos textos críticos e ouvidos especialistas e profissionais com diferentes formações mas com preocupações co- muns especialmente em relação ao sistema prisional.
A nós professores é possível fazer algumas considerações; para mim, a principal é que os alunos nos estavam dizendo que nos- so currículo é falho ao não ter como disciplina obrigatória a execução penal; outro é que eles têm competência suficiente para criar e fazer funcionar um grupo de estudos que em muito ultrapassou a iniciati- va de uma diretoria do CAAP. Hoje, o Casa Verde pertence a todos os alunos, é formado por estudantes que depois de deixar a graduação ingressaram no Mestrado e Doutorado e nessa condição passaram a contribuir ainda mais com o desenvolvimento e aperfeiçoamento do grupo.

Índice

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT