Ensaio Acerca dos Obstáculos Epistemológicos no Ensino Jurídico

AutorDaniel Nunes Pereira e Lucas Pinheiro Garcia
Páginas823-833
823
ENSAIO ACERCA DOS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS
NO ENSINO JURÍDICO1
Daniel Nunes Pereira
Lucas Pinheiro Garcia
RESUMO
O presente estudo propõe uma abordagem crítica frente ao dogmatismo
percebido na academia jurídica, na qual é evidenciada uma exacerbada vertente
“instrumentalista” na literatura didática (os chamados ‘manuais’), inclusive em obras
concernentes às disciplinas propedêuticas, embora as mesmas sejam dotadas de
inclinação reflexiva, não obstante seus potenciais de emancipação intelectual,
eventuais modificadores da realidade percebida e estudada. Para tal empreitada
crítica, o estudo parte da noção de “obstáculos epistemológicos”, os quais serão
usados como instrumentos perceptivos de dada realidade gnoseológica Em tese, uma
vez transpostos tais obstáculos, haveria alguma alteração propositiva no panorama
jurídico-didático ora percebido.
Palavras-chave: Epistemologia; Dialética-Materialista; Ensino jurídico.
ABSTRACT
This paper aims a critical approach against the dogmatism perceived in the
Law Academy, where an extremely instrumentalist attitude is found in its manuals,
namely "introduction to Law Studies" or "introduction on Jurisprudence", instead of
an attitude which could promote reflection, besides its emancipatory potential and
helpful to change the reality then studied. The study proposed uses the concept of
"epistemological obstacle", hereby employed as perception tool, somewhat like a
magnifying glass, as an effort to overpass those epistemological obstacles.
1 Versão revisada de artigo “Obstáculo Epistemológico No Ensino Jurídico”, apresentado no
grupo de trabalho “Ensino Jurídico Hoje” do 5º Seminário Interdisciplinar Em Sociologia E
Direito (Niterói/RJ).

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT