A importância da pesquisa científica

AutorAna Cristina Augusto Pinheiro/Helena do Passo Neves
Páginas29-53
29
Artigo 1
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
1. BREVES CONSIDERAÇÕES INICIAIS E FILOSÓFICAS SOBRE O
CONHECIMENTO
De acordo com a concepção existencialista, a presença das pessoas no mundo
é marcada pela condição do “existente”, condição esta que configura um mundo pleno
de possibilidades, interpretações e representações.
Tais representações, que são teleológicas, simbólicas e ideológicas, elas
também “formatam” o agir humano e constituem o que se chama de conhecimento.
O conhecimento pode assumir configurações diversas, dependendo dos
caminhos intelectuais através dos quais são construídas as representações da
realidade. Pode assumir as formas mítica, artística, filosófica, científica, religiosa. Os
conhecimentos gerados pelo senso comum e pela ciência são os que mais interferem
na vida cotidiana das pessoas. 1
O que se denomina de senso comum é o que capacita as pessoas a solucionar
problemas relacionados aos seus cotidianos (seja por meio da reiteração de
comportamentos e da observância de regras não-escritas em ambientes e/ou situações
conhecidas ou por meio do “aprendizado” de novas inserções profissionais, técnicas,
afetivas...). O senso comum pode ser descrito como um conjunto de fatos,
observações, experiências, revelações e parcelas de “sabedoria” que as pessoas vão
acumulando ao longo da vida através de suas experiências, leituras, viagens, encontros
e aprendizado de situações rotineiras.
De acordo com Watts2, duas características parecem diferenciar o senso
comum de outras formas do conhecimento humano, especialmente do conhecimento
científico, a saber:
Primeira característica: diferentemente dos sistemas formais de
conhecimento, que são basicamente teóricos, o senso comum é prioritariamente
prático ou seja, ele tem como foco encontrar respostas para perguntas, deixando de
lado a investigação que leva à “construção” das respostas. Isto significa dizer que,
1 PONDÉ, Luiz Felipe. Marketing existencial: a pr odução de bens de significado no mundo
contemporâneo. São Paulo: Três Estrelas, 2017.
2 WATTS, Duncan J. Tudo é óbvio, desde que você saiba a resposta (como o senso comum nos
engana), São Paulo: Paz e Terra, 2011.ndam
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para o senso comum, basta que algo seja “verdadeiro” ou que as coisas aconteçam de
determinada maneira o senso comum não reflete sobre o mundo, já que ele tenta
lidar com o mundo simplesmente como ele é.
Segunda característica: Enquanto os sistemas formais de conhecimento
procuram organizar suas descobertas específicas em categorias lógicas descritas por
princípios gerais, o senso comum lida com cada situação concreta em particular
por exemplo, saber o que vestir, ou o que dizer e/ou conversar com o chefe, com os
amigos, com os pais, com os pais dos amigos, com os amigos dos pais, é uma questão
de senso comum, enquanto que um sistema formal de conhecimento tentaria descrever
tais situações a partir de uma lei generalizante. Ou seja, o senso comum sabe qual o
comportamento/procedimento apropriado em cada situação, sem saber que sabe
disso.
2. O QUE É UMA PESQUISA CIENTÍFICA E PARA QUE ELA SERVE
A ciência é uma forma de se inquirir a realidade. Ela é, diferentemente do
senso comum, uma atividade pautada pelo espírito investigativo e se destina a
encontrar soluções para os problemas e demandas que se relacionam à vida do ser
humano em sociedade. Ela se fundamenta nos paradigmas do racionalismo
(pensamento dedutivo) e do empirismo (pensamento indutivo) como modelos de
pensamento utilizados pelo investigador na lida com o assunto que esteja sendo
analisado.
No amplo sentido que o termo designa, ciência e sa ber são palavras
sinônimas: saber é ter ciência de alguma coisa. Mas a ciência, como conjunto de
conhecimentos de uma sociedade sobre sua realidade empírica, tem peculiaridades
que a distinguem de todas as outras formas de conhecimento: o caráter universal do
pensamento científico, sua objetividade, a reprodutibilidade, sua subordinação aos
métodos de pensamento e linguagens adequadas à prática científica.
No pl ano das ciências sociais, segundo William L. Kolb, “o termo ciência
designa hoje o estudo sistemático e objetivo dos fenômenos empíricos e o acervo de
conhecimento daí resultante.”3 Nesse sentido, a ciência é o caminho para a produção
do saber. Assim, a pesquisa científica seria todo estudo sistemático sobre a realidade
objetiva, desenvolvido sob as regras da ciência e destinado a produzir um novo
conhecimento.
3 KOLB, William L. Ciência. In: SILVA, Benedicto (Org.). Dicionário de ciência s sociais. 2. ed. Rio
de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1987. p. 182.

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