Um guia regulatório dos leilões de energia elétrica no Brasil

AutorAlexandre G. Viana
Ocupação do AutorDoutorando em Sistemas de Potência pela Politécnica Universidade de São Paulo (Poli - USP)
Páginas588-645
588
UM GUIA REGULATŁRIO DOS LEIL›ES DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL
1. INTRODUÇÃO
Leilões são mecanismos eicientes para alocação de produtos e serviços
entre pessoas e empresas que atribuem maior valor ao objeto da disputa No
caso brasileiro utilizase leilões na compra de energia elétrica no Ambiente
de Contratação Regulada ACR ou seja para atendimento do mercado das
distribuidoras e para se obter segurança do suprimento além das licita
ções de novas linhas de transmissão Esse mecanismo foi introduzido com
a lógica de menor tarifa no processo de estruturação do Modelo do Setor
Elétrico Brasileiro em  MSEB 
Os leilões brasileiros são internacionalmente reconhecidos como
eicientes para se obter segurança no suprimento de energia e na intro
dução de fontes renováveis Com isso o objetivo deste trabalho é apresentar
um guia regulatório sobre os certames brasileiros analisando criticamente
os resultados Este guia poderá ser ’til para aqueles que desejam ter uma
visão rápida sobre o assunto ou que estão iniciando trabalhos acadêmicos
ou corporativos Também poderá ser adotado como fonte de consulta rápida
por proissionais que atuam com leilões no Brasil
Assim são analisados os resultados dos leilões de energia elétrica
realizados no período de  a  observando os conceitos teóricos
relacionados ao tema Destacase ainda que na discussão sobre leilões do
MSEB normalmente entrelaçamse diversos conceitos que permeiam
diferentes dimensões desenho de mercado processo de leilão e desenho
do leilão
Este artigo iniciase com uma análise da estrutura regulatória e com a
descrição do papel de cada entidade do SEB A seguir são descritos os dife
rentes tipos de leilões e seus objetivos o que é acompanhado pelos resul
tados das negociações realizadas nos respectivos certames Na sequência
são analisados criticamente os resultados dos leilões brasileiros discutin
dose os principais pontos positivos e negativos Ao inal é realizada uma
consolidação sobre as principais características dos certames brasileiros
ALEXANDRE G. VIANA 589
2. ESTRUTURA REGULATÓRIA
A partir da Lei n  e do Decreto n  a contratação
da energia elétrica no ACR ocorre quase que exclusivamente por meio de
leilões de compra de energia elétrica leilões do ACR Esses leilões são
normalmente desenhados pelo Ministério de Minas e Energia MME com
contribuições da Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL Câmara de
Comercialização de Energia Elétrica CCEE Empresa de Pesquisa Energé
tica EPE e do Operador Nacional do Sistema ONS
Os leilões de geração têm sido utilizados para alocação eiciente de
custos na contratação de energia visando a modicidade tarifária e ainda
para viabilizar a expansão da matriz energética brasileira tornandose
um mecanismo consolidado no Setor Elétrico Brasileiro SEB Por meio
desses certames as distribuidoras devem comprar energia para atendi
mento de seus mercados de consumo
enquanto os vendedores buscam
irmar contratos de venda para viabilizar a construção de novas usinas ou
ainda para vender a energia de seus portfólios de geração existente
2.1. O papel das entidades do SEB nos leilões do ACR
Para realização de um leilão do ACR considerase um forte engajamento
dos diversos stakeholders em um trabalho coordenado com a atribuição
clara para cada entidade Nesta subseção são elencadas as entidades e o
papel desempenhado na operacionalização e organização dos certames
Conselho Nacional de Política Energética CNPE o conselho é
responsável pelos direcionadores da política energética incluindo
No ACR também há outros contratos regulados normalmente de natureza compul
sória As distribuidoras dos submercados Sul e SudesteCentroOeste recebem cotas
da usina hidroelétrica de )taipu e todas as distribuidoras do S)N recebem cotas de
contratos das usinas do regime de cotas de Garantia Física GF das usinas nucleares
Angra ) e )) e do programa de incentivo às fontes renováveis
As distribuidoras devem comprar ao menos  de suas necessidades não cobertas
pelos demais contratos regulados por meio de leilões do ACR os demais  podem
a seu critério ser adquiridos por meio de chamada p’blica para geração distribuída
conforme  do art  do Decreto n  de 
590
UM GUIA REGULATŁRIO DOS LEIL›ES DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL
quais as prioridades estratégicas dos leilões que serão realizados É
também atribuição do Conselho determinar a licitação dos projetos
estruturantes os quais são considerados estratégicos na conigu
ração do Sistema )nterligado Nacional  S)N
MME o Ministério operacionaliza os leilões do ACR por meio da
emissão de portarias com as diretrizes para a organização dos
certames As portarias normalmente determinam as tecnologias
que serão contratadas além da sistemática do leilão do prazo de
suprimento e das principais regras relacionadas à contabilização e
liquidação dos contratos também conhecidos como PPAs Power
Purchase Agreements
EPE é a entidade responsável por elaborar os estudos técnicos para
a realização do leilão incluindo a deinição de preçoteto de cada
produto eou tecnologia É também responsável pelo processo de
habilitação técnica ao qual todos os projetos de novas usinas são
submetidos para avaliação antes do leilão Só são permitidos parti
cipar nos certames os projetos tecnicamente habilitados sendo que
a EPE informa ao MME a lista das usinas que é publicada até quinze
dias antes do certame
ANEEL a agência é responsável por organizar administrativamente
e regularmente a realização dos leilões )sso inclui elaborar o edital
e os Contratos de Comercialização de Energia do Ambiente Regu
lado CCEARs
auditar a operacionalização do leilão determinar os
requisitos regulatórios e inanceiros para o processo de adjudicação
dos resultados e posteriormente operacionalizar a iscalização da
construção das usinas e regular o cumprimento dos CCEARs durante
todo o período de suprimento Cabe ainda destacar que em relação
ao edital e demais documentos regulatórios é normal que a ANEEL
os submeta a um processo de audiência p’blica com duração média
de sessenta dias ressaltando que todos os documentos econômicos
que inluenciam na submissão de lances devem ser disponibilizados
ao menos trinta dias antes do certame
No caso de um leilão de energia de reserva é elaborado o contrato de energia de reserva
Adjudicação é o processo de validação dos resultados do leilão considerando além
da submissão dos lances todos os requisitos regulatórios e inanceiros estabelecidos
no edital

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT