Prefácio à primeira edição

AutorAugusto César Leite de Carvalho
Ocupação do AutorPossui mestrado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará e doutorado em Direito das Relações Sociais
Páginas19-20

Page 19

Confesso que foi com vivo contentamento e emoção que percorri e li, página por página, o conteúdo da presente obra. Da leitura do livro, icou-me a grata convicção de cuidar-se de uma obra de fôlego sobre o Direito do Trabalho brasileiro.

Como é sabido, de uns tempos a esta parte, a globalização e o neoliberalismo econômico vêm fustigando o Direito do Trabalho, sob distintas formas.

O preclaro autor da presente publicação, no entanto, de modo irme e resoluto, defende ardoro-samente as raízes de que se nutre o Direito do Trabalho e que lhe sustentam o porvir. Não à toa vê na obra “Curso e Discurso”. Daí que impregna toda a abordagem dos fundamentos clássicos que ditaram o próprio surgimento histórico do Direito do Trabalho.

Muito mais que isso: a obra tem como io condutor e pilar os princípios da proteção e da dignidade da pessoa humana, à sombra dos quais vive o Direito do Trabalho.

Aliás, sob tal inspiração e abeberando-se na seiva pura das melhores fontes o autor posiciona-se igualmente sobre uma vasta e multifária gama de questões atuais do Direito do Trabalho. Dedica um largo capítulo ao exame do que denomina “Perspectiva Existencial da Relação de Emprego”. Ali enfrenta, entre outros temas, os assédios moral e sexual, além de inúmeras facetas do dano moral.

Semelhante enfoque bem realça que se está diante de um autor cônscio de que hoje, mais do que nunca, o Direito do Trabalho e a própria Constituição Federal conferem especial dimensão à tutela da personalidade do trabalhador empregado, mormente em razão do caráter pessoal, subordinado e duradouro da prestação de trabalho.

Trata-se aqui, como se nota, de obra abrangente e ambiciosa. A simples leitura do sumário já prenuncia que nela o autor propõe-se a concentrar o foco em amplo leque de institutos e temas do Direito do Trabalho. De fato, a obra oferece um quadro completo, didático e sistematizado do Direito do Trabalho brasileiro.

A excelência da obra, contudo, a meu sentir, repousa menos nesse aspecto que na qualidade e densidade das análises e juízos emitidos. Em qualquer deles, sobressaem a mesma agudeza de espírito e a mesma precisão de linguagem.

Não hesito em asseverar que nos defrontamos aqui, acima de tudo, com obra consistente e de inteligência, que palmilha pela senda da clareza e da objetividade, sem implicar supericialidade. Ao dispor-se a dissecar distintos e complexos temas do Direito do Trabalho, o ilustre autor atravessa-lhes os umbrais com proiciência e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT