Riscos regulatórios e riscos políticos

AutorE. R. Yescombe
Páginas475-502
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CAPÍTULO XI
RISCOS REGULATÓRIOS E
RISCOSPOLÍTICOS
§11.1 INTRODUÇÃO
Grandes projetos sempre têm seus aspectos políticos (§11.2).
AEmpresa do Projeto pode, assim, estar mais sujeita a riscos políticos
relacionados à presença do projeto em determinado país e a seu rela-
cionamento com o Governo Anfitrião do que propriamente aos riscos
comerciais e m acroeconômicos trata dos anteriormente, nos Capít ulos 9
e 10. Esses riscos polít icos são discutidos detalh adamente neste capítulo.
Duas são as principais questões de risco relacionadas a ações go-
vernamentais: em primeiro lugar, há os riscos reg ulatórios ou riscos de
mudança na lei (§11.3) que, de algu ma forma, afetam qua lquer projeto.
Em segundo lugar, há os riscos de investimento (§11.4), que afetam
principalmente projetos estrangeiros, sobretudo em países em desen-
volvimento. Associados a estes últimos estão os riscos equivalentesaos
políticos, que dizem respeito a ações indiretas do governo contrár ias
ao projeto (§11.5).
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Este capítulo abord a também questões específ icas decorrentes de
riscos “su b-soberanos” — quando o Tomador/Autoridade Contr atante não
é o governo central do pa ís, mas um governo estadual ou local (§11.6).
Por último, são descritos (§11.7) os termos do Acordo de Apoio
Governamenta l, que pode contribuir para resolver as questõe s expostas
na seção §11.3-6.
Os seguros contra riscos políticos podem ser contratados como
meios de proteção (§11.8).
§11.2 PROJETOS E POLÍTICA
Os governos desempenham um papel muito importante em
project fin ance. Projetos f inanciados dessa forma geralmente são grandes
investimentos de longo prazo, para os quais vontade e apoio político
contínuo são indispensáveis. Eles podem também fazer parte de uma
política governamental de privatização ou de disponibilização de in-
fraestrutura pública através de PPPs, cujo sucesso ou insucesso terá
consequências políticas consideráveis.
A verdade é que poucos projetos importa ntes podem ser estrutu-
rados e f inanciados sem apoio político. O apoio político do alto esca lão
costuma ser necessário para per mitir a conclusão de um projeto com
sucesso; por exemplo: se um CCE estiver sendo negociado com uma
empresa estata l, seus gestores podem não ter interesse no contrato, e
acreditar que eles próprios poderiam desenvolver uma central elétrica,
como já fizeram no passado. Nesse caso, o comprador de energia não
teria incentivo para negociar de forma construtiva. A única maneira
de acabar com esse impasse seria se o comprador de energia recebesse
uma orientação firme do Governo Anf itrião para prosseguir com a
negociação do contrato.
Uma vez em andamento, é importante que o projeto conte com
apoio político contínuo. O projeto acaba enfr aquecido se se transforma
em jogo político no qual a oposição se une para atacar o governo.
Issotambém pode acontecer se um novo governo tenta desfa zer o projeto
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