Prefácio

AutorRoberto Silvestre Bento
Páginas13-14

Page 13

Endosso Cambial é o mais novo trabalho jurídico desenvolvido por Roberto Silvestre Bento, verdadeiro mestre do Direito com o qual convivi em tempos não tão distantes, em que compartilhamos, eu em Varginha, ele em Uberlândia, a defesa dos interesses jurídicos do Banco Brasil em Minas Gerais.

Intrigante e de suma importância para os estudiosos da ciência jurídica, o endosso cambial, tema pouco abordado pela doutrina e ainda no aguardo de obra de envergadura que lhe faça a devida justiça, encontra, agora, nas mãos engenhosas de Roberto Silvestre Bento, o instrumento de realização dos anseios dos agentes do Direito ávidos por uma abordagem profunda, inteligente e positiva dos elementos e princípios informadores do instituto.

Elaborado com cuidado e leveza que beiram a perfeição acadêmica, o trabalho consiste em responder, da forma mais didática possível, aos diversos questionamentos relacionados com a utilização do endosso cambial - instrumento de circularidade do crédito -, cujos efeitos, como ato translativo do direito insculpido na cártula creditícia, acabam por impulsionar as relações comerciais com saudáveis consequências na geração de riquezas e evolução da economia do país.

Após abordagem preliminar, em que historia o surgimento dos títulos de crédito, com foco na evolução da legislação reguladora no Direito brasileiro, o autor oferece vasto apanhado das mais diversas formas de endosso, pontuando os elementos...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT