Origem e evolução histórica do trânsito

AutorAlexandre Matos
Páginas27-42
27
2
ORIGEM E EVOLUçãO HISTÓRICA DO TRÂNSITO
Considerandoquedesdeasuaorigemoserhumanosempretevea
necessidadedeselocomoverdeumlugarparaoutroembuscadealimen-
to,água,bemcomoparaseprotegerdeperigosegarantirasuasobrevi-
vência,aorigemdotrânsitoestáintrinsecamenteligadaaessaatividade
humana desde os primórdios, começando pela locomoção do homem
comoatodecaminhar.
Anecessidadedetransportedecargasmaioreseparaselivrardope-
nosotrabalhodecarregartudocomsuaprópriaforçaeselocomoverpara
grandesdistânciaslevouohomemautilizarosanimaisparaessatarefa.
Acarretapuxadaporboiseraummeiodetransportemuitoutilizado
noImpérioRomano.Anecessidadedeconstantelocomoçãodastropasdo
exército,quesedeslocavamapé,bemcomodaexpansãomercantil,levou
osromanosa construírem extensas vias, criando um sistema rodoviário
commaisde100.000quilômetrosdeextensão(HONORATO,2004,p.1).
Os caminhos abertos pelos romanos eram bem construídos para a
época,comumacamadadecalcáriogrosso,outracamadadecalcáriono,
nalizandocom o assentamento de grandes pedras chatas e lisasunidas
porargamassa,queserviamparaformarasuperfíciedaestrada.Sobreessa
competênciados romanos em construir extensa rede de caminhos pavi-
mentadosaté hoje existem ditados populares, como “todos oscaminhos
levamaRoma”e“quemtembocavaiaRoma”.
Alexandre Matos
28
Acercadainvençãodaroda,emboraaindicaçãomaisantigadeseu
usosejade3.500a.C.pelaCivilizaçãoSuméria,naMesopotâmia(atual
Iraque),acredita-se que a sua existência tenha surgidodetempos bem
maisremotos.
Ainvençãodarodaeoseuaperfeiçoamentonodecorrerdostempos,
abriuespaçoparaosurgimentodediversosmeiosdetransporte,atéchegar
aosdiasatuaiscomvariadostiposderodas,desdeaspesadasutilizadasnos
automóveisatéasrodaslevesutilizadasnasbicicletas.
SegundoCristineMariaFranzeJoséRobertoVieiraSeberino(2012,
p.11),o grandetráfego deveículosderodasquepassouaexistircausou
osprimeirosproblemasdetrânsito,levandooimperadorJúlioCésaraba-
nirotráfegoderodasdocentrodeRomaduranteodia.Entãosecriaram
algumasregrasdecirculação,comoa limitaçãode pesopara osveículos
detransportedecargaeaproibiçãodedeterminadosveículosnacidadede
Roma,comoocorrenosdiasatuaisnasgrandescidadesdomundo.
Oimpério RomanodoOcidente caiu em476 d. C.,ocorrendo uma
constantedegradaçãoeabandonodasviaspavimentadas,quepraticamente
desapareceram,restandosomenteasestradasdeterra.
NoBrasil,oprimeiroautomóvelcirculouem1893,nacidadedeSão
Paulo,trazido por AlbertoSantosDumont, que se tornou o paidaavia-
ção.Tratava-sede umPeugeot, comespaço paraduaspessoas, equipado
commotorDaimleragasolina,de3,5cavalos-vapor,comcaldeira,forna-
lhaechaminé,quefoiconduzido pelaprimeira vezpor HenriqueSantos
Dumont,irmãomaisvelhodopaidaaviação.
Oprimeiro carro a circular no Rio de Janeiro, umSerpollet de oito
cavalosimportadodaFrançaem1897,pertenciaaoabolicionistaJosédoPa-
trocínio,oqualemprestouseucarroparaoescritorepoetaOlavoBilac,que
nãosabiadirigir.Opoetaperdeuocontroledoveículoecolidiucomumaár-
vorenaBarradaTijuca,provocandooprimeiroacidentedetrânsitonoBrasil
(Revista Quatro Rodas Especial,EdiçãoEspecial, 0418,nº 507-B,Editora
Abril,OAutomóvelnoMundo,CapítuloII,OCarronoBrasil,p.22-23).
Buscando-seregrasdecirculaçãoparaprotegerospedestresemoto-
ristas,autoridadesmunicipaisdeSãoPauloeRiodeJaneiro,comointuito

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT