Reflexões sobre a hipótese de Anísio Teixeira ter influenciado na criação do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior

AutorCarlos Alberto Lima de Almeida
Páginas365-386
365
REFLEXÕES SOBRE A HIPÓTESE DE ANÍSIO TEIXEIRA
TER INFLUENCIADO NA CRIAÇÃO DO SISTEMA
NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
Carlos Alberto Lima de Almeida
Resumo
Este artigo é resultado de reflexões construídas no decorrer dos
Seminários Avançados sobre o tema “Intelectuais, Democracia e Educação”,
cujo programa proposto para disciplina Teoria e Educação II do Curso de
Doutorado em Educação da Universidade Federal Fluminense visava, entre
outros pontos, a trazer para o centro da reflexão a posição dos educadores como
formuladores de projetos, associados a posições teóricas e políticas, no contexto
nos pensadores da educação brasileira e sua relação com as práticas de
construção da educação no Brasil contemporâneo. Dividido em três etapas,
inicialmente contextualiza, numa perspectiva interdisciplinar envolvendo as
áreas do direito e da educação, a trajetória profissional que define seu lugar de
fala e de interesse, enquanto pesquisador, em relação ao Sistema Nacional de
Avaliação do Ensino Superior. Em seguida, apresenta as razões determinantes
para a construção da hipótese de Anísio Teixeira ter influenciado na criação do
Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Na última etapa se investiga
como se deu a criação e os objetivos do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino
Superior. Por fim, são apresentadas as reflexões resultantes da investigação da
hipótese apresentada.
Palavras-chave: Educação e Direito; Sistema Nacional de Avaliação do Ensino
Superior; Anísio Teixeira.
366
Abstract
This article is the result of reflections built during the Advanced Seminars
on the theme "Intellectuals, Democracy and Education", whose proposed
program for Theory and Education II of the Doctoral Course in Education of the
Fluminense Federal University aimed, among other points, to bring the center of
reflection is the position of educators as formulators of projects, associated with
theoretical and political positions, in the context of Brazilian education thinkers
and their relation with the practices the construction of education in
contemporary Brazil. Divided into three stages, it initially contextualizes, in an
interdisciplinary perspective involving the areas of law and education, the
professional trajectory that defines its place of speech and interest, as a
researcher, in relation to the National System of Evaluation of Higher Education.
Then, it presents the reasons for the construction of the hypothesis that Anísio
Teixeira has influenced the creation of the National System of Evaluation of the
Higher Education. In the last stage, we investigate how the creation and the
objectives of the National System of Evaluation of Higher Education were
investigated. Finally, the reflections resulting from the investigation of the
presented hypothesis are presented.
Keywords: Education and Law; National System of Evaluation of Higher
Education; Anísio Teixeira.
INTRODUÇÃO
Este artigo1 é resultado de reflexões construídas no decorrer dos
Seminários Avançados sobre o tema “Intelectuais, Democracia e Educação”,
cujo programa proposto para disciplina Teoria e Educação II do Curso de
Doutorado em Educação da Universidade Federal Fluminense visava, entre
outros pontos, a trazer para o centro da reflexão a posição dos educadores como
1 Artigo originalmente apresentado como requisito para aprovação na disciplina Teoria e
Educação II do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade
Federal Fluminense, ministrada pelas professoras doutoras Claudia Maria Costa Alves de
Oliveira e Alessandra Frota Martinez de Schueler.

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