Os laços afetivos da avosidade entre os povos indígenas no Estado de Roraima

AutorDenise Abreu Cavalcanti
Ocupação do AutorMestranda em Direito das Migrações Transnacionais pela UNIVALI e Universitá Perugia ? Itália
Páginas129-140
OS LAÇOS AFETIVOS DA AVOSIDADE ENTRE OS
POVOS INDÍGENAS NO ESTADO DE RORAIMA
Denise Abreu Cavalcanti
Mestranda em Direito das Migrações Transnacionais pela UNIVALI e Universitá Peru-
gia – Itália. Especialista em Direito Civil. Assessora Jurídica e Colaboradora voluntária
na Operação Acolhida. Presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família em
Roraima. Presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB/RR. Membro
da Comissão Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do CFOAB. Membro
da Comissão Nacional de Adoção do IBDFAM. Advogada.
Sumário. 1. Considerações iniciais. 2. Introdução. 3. A construção da avosidade nas comuni-
dades indígenas. 3.1 Indígenas Yanomami. 3.2 Indígenas Macuxi. 3.3 Indígenas Taurepang.
3.4. Indígenas Wapichana. 3.5 Indígenas Warao. 4. Considerações nais.
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS
No presente artigo, abordam-se as relações familiares a partir do vínculo entre avós
e netos – a avosidade – nas populações indígenas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa
de campo, coletando-se narrativas que evidenciam o papel destes entes, bem como as
inf‌luências na estrutura das famílias. Foram, ainda, realizadas, como ferramentas de busca,
entrevistas direcionadas a lideranças indígenas de algumas etnias presentes no estado
de Roraima, dentre elas, os Yanomami, Macuxi, Taurepang e Wapichana. Contudo, não
se pôde ignorar o intenso e recente f‌luxo migratório venezuelano – reconhecido pela
Organização das Nações Unidas,1 como um dos maiores grupos de deslocados forçados
mundiais – e que, inquestionavelmente, trouxe diferentes ref‌lexos não só à sociedade
roraimense, mas também a todo o Brasil, de forma mais ampla, devido aos processos
voluntários de interiorização dos migrantes. De maneira que se julgou importante incluir
dados das relações intrafamiliares de avós e netos na população dos indígenas Warao e,
portanto, fundamentar as considerações sobre as inf‌luências dos laços de parentescos
nos grupos étnicos alvo deste trabalho.
2. INTRODUÇÃO
A se considerar o contexto histórico, houve uma signif‌icativa mudança no conceito
de família, o qual se atribui à própria evolução da sociedade e, nesse sentido, se estabele-
ceu a necessidade de uma nova compreensão dessa instituição. No Brasil Colonial, eram
aceitas as relações concubinárias entre os portugueses colonizadores e as mulheres indí-
1. Disponível em: [https://www.acnur.org/noticias/press/2019/6/5cfa5eb64/refugiados-y-migrantes-de-venezuela-
superan-los-cuatro-millones-acnur-y.html]. Acesso em: 20.04.2020.
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